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TítuloJovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais
Outro(s) título(s)Young people and their practices of access and consumption of news in social media
Autor(es)Silveira, Ana Patrícia Soares
Amaral, Inês
Palavras-chaveJovens
Atualidade
Media sociais
Young people
Current events
Social media
DataMai-2018
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
Resumo(s)As transformações no panorama mediático e as implicações destas ao nível do uso dos media pelas gerações mais jovens têm sido objeto de estudo de várias investigações. Os estudos em torno desta problemática documentam que os mais jovens revelam apatia e desinteresse pelas questões “sérias” da sociedade e do mundo, tal como falta de motivação para acompanhar estes assuntos. Assumindo este quadro teórico, este artigo tem como objetivo compreender os modos de apropriação que os jovens adultos fazem dos media sociais e de como estes se podem constituir como veículos para o acompanhamento da atualidade, o desenvolvimento de competências de literacia mediática e a participação cívica. Do ponto de vista metodológico, esta investigação envolveu a realização de quatro grupos de foco junto de 24 jovens universitários das zonas de Coimbra e de Lisboa, provenientes de distintos contextos familiares e sociais. As principais conclusões revelam um consumo passivo e quase exclusivo de informação on-line, ceticismo e descrença em relação aos media tradicionais, desconfiança nos media digitais, generalização da ideia de “notícia falsa”, envolvimento cívico muito reduzido e descrença na relevância da participação ativa, e perceção de que os mais jovens não são públicos da notícia.
The transformations in the media landscape and their implications for the use of the media by the younger generations have been the object of study of several researches. Studies on this problematic document that young people are apathetic and have lack of interest in the "serious"issues of society and the world, such as lack of motivation to follow up on these issues. Assuming this theoretical framework, this paper aims to understand the ways of appropriation that young adults do social media and how these can be as means for monitoring current events, the development of media literacy and civic participation. From the methodological point of view, this research involved the development of four focus groups among 24 university students from the Coimbra and Lisbon areas, from different family and social contexts. The main conclusions reveal a passive and almost exclusive consumption of online information, scepticism and disbelief in relation to traditional media, distrust of digital media, generalization of the idea of "fake news", very reduced civic engagement and disbelief in the relevance of active participation, and perception that younger people are not audiences of the news.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55063
DOI10.20287/ec.n26.v1.a15
ISSN1646-4974
Versão da editorahttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/233
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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