Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55074

TítuloA arte urbana e os lugares do habitar. Up There, o caso da intervenção de Katre no Bairro de Carcavelos
Autor(es)Pires, Helena
Editor(es)Pires, Helena
Mesquita, Francisco
Palavras-chaveGraffiti/arte urbana
Habitar
Up There
Data2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoPires, H. (2018). A arte urbana e os lugares do habitar. Up There, o caso da intervenção de Katre no Bairro de Carcavelos. In H. Pires & F. Mesquita (Eds.), Publi-cidade e comunicação visual urbana (pp. 29-60). Braga: CECS.
Resumo(s)O graffiti é frequentemente discutido enquanto prática subversiva de agenciamento de identidades, em contra-corrente com a ordem estabelecida, enquanto campo de forças e de luta simbólica pela apropriação do espaço urbano, lugar de expressão das sub-culturas, prática de enunciação e de re-criação do imaginário coletivo, instância de novas socialidades (Campos, 2010, 2013; Ferrel, 1996; Hebdige, 2005; Pais, 2003; Pescio, 2015; Rose, 2005). Menos usuais são os estudos sobre o graffiti re-centrados nos contextos pragmáticos de enunciação discursiva concretos, nas circunstâncias espacio- temporais específicas, de onde essas mesmas enunciações edificam espaçamentos, ou, em síntese, na pesquisa aprofundada das formas de comunicação, nomeadamente as visuais, potenciadoras de modos particulares, individuais e coletivos, do habitar (Heidegger). Este capítulo tem como propósito, precisamente, analisar as práticas discursivas de arquitetura semiósica (Peirce) agenciada pela arte urbana, num dado contexto espácio-temporal. Para tal, propõe-se como objeto de pesquisa o caso Up There, um projeto de arte urbana implementado na cidade de Matosinhos, com incidência na intervenção do artista Katre, no Bairro de Carcavelos.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55074
ISBN978-989-8600-76-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2895
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Pires_ArteUrbana.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID