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https://hdl.handle.net/1822/55387
Título: | A formação e capacitação profissional no campo da saúde mental |
Autor(es): | Pereira, Débora Dutra Otoni |
Orientador(es): | Ferreira, Ana Paula |
Palavras-chave: | Gestão de recursos humanos Formação e capacitação profissional Saúde mental Human resource management Professional training and qualification Mental health |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A formação profissional, um dos principais pilares das práticas de gestão de recursos humanos, consiste em alargar e adequar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos formandos com aplicabilidade prática. Assim, a formação profissional assume um papel central e de grande importância nas mudanças, pelos processos de globalização, pela emergência e a utilização de novas tecnologias, tornam indispensáveis atualizações e a aquisição de novas competências.
Aplicada ao contexto da saúde mental, a formação profissional apresenta especificidades que buscamos clarificar através deste estudo. Portanto a questão que parte do objeto de estudo corresponde às especificidades da formação e capacitação de formandos com algum tipo de doença ou transtorno mental para o mercado de trabalho. O primeiro dos dois objetivos, perceber como é feita a gestão do programa de formação e capacitação de utentes em uma instituição de saúde mental; e o segundo, identificar os resultados obtidos através do programa a partir da perceção das partes envolvidas no processo de formação e capacitação.
Para o desenvolvimento deste estudo foram discutidos vários contributos teóricos e empíricos no âmbito da formação e capacitação profissional, e a viabilidade do programa de formandos com diagnóstico psiquiátrico para o mercado de trabalho. Baseado num estudo de caso, através do programa de formação e capacitação profissional de utentes em uma instituição de saúde mental, foram utilizados, como métodos para recolha de dados, as entrevistas e documentos vários sobre o programa, que permitiram examinar a viabilidade em diferentes perceções. A análise dos dados recolhidos permitiu revelar que de uma forma geral, os resultados são positivos, sendo atingidos os objetivos propostos de acordo com o programa.
Assim, a aquisição de formação profissional é uma mais-valia na estruturação e na competitividade do mercado de trabalho, mesmo no campo da saúde mental, o que leva que esta assuma um papel fundamental para uma sociedade mais inclusiva e humanizada. Professional training, one of the main pillars of human resource management practices, is to broaden and adapt the knowledge, skills and attitudes of trainees with practical applicability. Thus, professional training assumes a central role and of great importance in the changes, through the processes of globalization, the emergence and the use of new technologies, make indispensable updates and the acquisition of new skills. The professional training applied to the context of mental health has specificities that we seek to clarify through this study. Therefore, the question that starts from the object of study corresponds to the specificities of the formation and qualification of trainees with some type of illness or mental disorder for the job. The first of the two objectives is to understand how managing the program of training and qualification of users in a mental health institution is done; and second, to identify the results obtained through the program from the perception of the parties involved in the training and capacity building process. For the development of this study, several theoretical and empirical contributions were discussed in the scope of professional training and qualification, and the fea-sibility of the trainee program with psychiatric diagnosis for the labor market. Based on a case study, through the program of training and professional qualification of people in a mental health institution were used as methods for data collection interviews and various documents about the program, which allowed examine the viability in different perceptions. The analysis of the collected data allowed to reveal that in a general way, the results are positive, being reached the objectives proposed according to the program. Thus, the acquisition of vocational training is an added value in the structuring and competitiveness of the labor market, even in the field of mental health, which makes it to plays a fundamental role for a more inclusive and humane society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55387 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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