Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55419
Título: | Em busca de evidências sobre a situacionalidade docente em TIC: uma revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Maneira, Simone Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Situacionalidade docente em TIC TPACK Formação continuada Formação contínua |
Data: | 2017 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
Citação: | Maneira, S. & Gomes, M. J. (2017). Em busca de evidências sobre a situacionalidade docente em TIC: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital (pp. 508-517). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. |
Resumo(s): | Este artigo representa parte de um estudo que visa validar a expressão “situacionalidade docente em Tecnologias da Informação e Comunicação” (TIC). Apresenta o histórico que conduziu a construção do conceito associado à referida expressão evidenciando, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), alguns dos pontos capazes de elucidar e validar este novo conceito que se quer apresentar ao campo das Ciências da Educação. Fundamentada em Paulo Freire (1979), a situacionalidade docente em TIC se concebe enquanto um conjunto de fatores que impactuam na ação, na reflexão e no compromisso dos professores diante do uso das TIC. A intencionalidade da publicação desta expressão traz em sua tessitura a consideração dos processos de formação continuada como espaços de diálogo e conscientização crítica do professor em relação à sua realidade docente em TIC. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55419 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SM_MJG_WebCurriculo_2017.pdf | 528,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons