Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55420

TítuloEuropeização e educação de adultos: apontamentos
Outro(s) título(s)Europeanisation and adult education: brief notes
Europeización y educación de adultos: apuntamientos
Autor(es)Antunes, Fátima
Palavras-chaveEuropeização
Educação ao longo da vida
Agência Europeia para a Educação de Adultos
Educação & Formação 2020
Educação de adultos
Europeanization
Adult education
Lifelong learning
European Agenda for Adult Learning
Education & Training 2020
Data2016
EditoraUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
RevistaLaplage em Revista
CitaçãoAntunes, Fátima (2016). Europeização e educação de adultos: apontamentos. Laplage em Revista, vol. 2, nº 4, pp. 22-35
Resumo(s)Neste texto mobilizamos a problemática da europeização das políticas públicas na União Europeia para sinalizar percursos e processos de constituição da educação de adultos como área de intervenção e como componente do setor e da política europeia de educação. Desde há cerca de vinte anos, identificamos quatro momentos-chave na constituição de uma Agenda Europeia para a Educação de Adultos que integra um conjunto de prioridades e propostas em torno da qualidade e participação. Procuramos documentar a progressiva visibilidade da educação de adultos, a par da centralidade acrescida da educação ao longo da vida nas políticas europeias e em paralelo com um mandato e alcance associados à sua referenciação predominante à esfera económica. O balanço intercalar, em 2015, do Programa Educação & Formação 2020 sugere que, a manter-se o rumo seguido, é pouco provável a ampliação significativa da participação da população adulta em educação e parece mais plausível que ocorram avanços na regulação da educação de adultos nos termos de um mercado.
In this text, we work with the issue of Europeanisation of public policies in the European Union (EU) to signal pathways and processes by which adult education has been constituted as an area of intervention and as a component of the European education policy. For almost twenty years, we have identified four key moments in the constitution of a European Agenda for Adult Learning, which integrates a set of priorities and proposals around quality and participation. We try to document the gradual visibility of adult education, together with the increased centrality of lifelong learning in European policies and in parallel with a mandate and a scope associated with their predominant referral to the economic sphere. The mid-term review, in 2015, of the Education & Training 2020 Programme suggests that, if the same action course is followed, it is unlikely to achieve a significant increase in the participation of the adult population in education and it seems more plausible that take place some advances on the regulation of adult education in terms of a market.
En este texto movilizamos la problemática de la europeización de las políticas públicas en la Unión Europea para señalar recorridos y procesos de constitución de la educación de adultos como área de intervención y como componente del sector y de la política europea de educación. Desde hace casi veinte años, identificamos cuatro momentos clave en la constitución de una Agenda Europea para la Educación de Adultos que integra un conjunto de prioridades y propuestas en torno de la calidad y participación. Intentamos documentar la progresiva visibilidad de la educación de adultos, conjuntamente con la centralidad añadida de la educación a lo largo de la vida en las políticas europeas y en paralelo con un mandato y alcance asociados a su referenciación predominante en la esfera económica. El balance intercalar, en 2015, del Programa Educación & Formación 2020 sugiere que, al mantenerse el rumbo seguido, la ampliación significativa de la participación de la populación adulta en educación es poco probable y parece más plausible que ocurran avanzos en la regulación de la educación de adultos en los términos de un mercado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55420
DOI10.24115/S2446-6220201621117p.22-35
ISSN2446-6220
e-ISSN2446-6220
Versão da editorahttp://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/117
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016 LAPLAGE Europeiz EA FAntunes.pdf914,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID