Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55499
Título: | Estandardização vs adaptação: um estudo sobre o impacto da cultura na publicidade das empresas multinacionais |
Outro(s) título(s): | Standardization vs adaptation: a study on the impact of culture in multinational enterprises’ advertising |
Autor(es): | Berrones, Carolina Soraia Pereira |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Adaptação Estandardização Empresas multinacionais Fatores culturais Adaptation Standardization Multinational companies Cultural factors |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A diversidade cultural, os hábitos de consumo e os desafios económicos compõem um
cenário operacional complexo para as multinacionais. Como tal, de forma a proteger ou
aumentar a sua quota de mercado, as empresas multinacionais necessitam de
desenvolver e implementar uma variedade de estratégias em contextos nacionais que
podem ser muito diferentes.
Tendo em conta a sua importância global, o dinamismo das suas operações e a sua
posição enquanto líderes de mercado, o estudo das empresas multinacionais assume
especial relevância, considerando até o contexto português, pelo interesse e
necessidade económica na captação de investimento estrangeiro.
Tendo em conta a relevância do tema da Estandardização versus Adaptação na área do
Marketing Internacional, a investigação centrar-se-á em Empresas Multinacionais a
operar no mercado português. Focar-se-á ainda num só elemento do marketing-mix, a
publicidade. Por último, serão tidos em conta os fatores culturais que afetam todo o
processo de criação e implementação de uma campanha publicitária.
Assim, a questão de investigação centra-se em compreender e avaliar de que forma as
especificidades do mercado português de consumo em termos culturais levam a
decisões ao nível da adaptação que é realizada em contexto publicitário.
Por fim, este estudo terá como principal objetivo compreender como Empresas
Multinacionais aplicam os conceitos de Estandardização versus Adaptação na
publicidade e os principais passos, desafios e benefícios envolvidos no processo. De
acordo com as conclusões retiradas da pesquisa, serão realizadas recomendações às
empresas a atuar em Portugal, sobre a melhor estratégia a adotar no mercado
português. Cultural diversity, consumption habits and economic challenges make up a complex operational scenario for multinationals. As such, in order to protect or increase its market share, a growing pool of Multinationals has been developing and implementing a variety of strategies. Considering its global importance, the dynamism of its operations and its position as market leaders, the study of Multinational Enterprises is of special relevance, considering even the Portuguese context, due to the interest and economic necessity in attracting foreign investment. Given the relevance of the theme of Standardization versus Adaptation, the research question will focus on Multinational Enterprises operating in the Portuguese market. It will also focus on one element of marketing-mix, Advertising. Finally, cultural factors that affect the entire process of creating and implementing an advertising campaign will be considered. Thus, the research question focuses on understanding and evaluating how the specificities of the Portuguese consumer market in cultural terms lead to decisions at the level of adaptation that is carried out in an advertising context. Finally, this study will have as main objective to understand how Multinational Companies apply the concepts of Standardization versus Adaptation in advertising and the main steps, challenges and benefits involved in the process. According to the conclusions drawn from the survey, recommendations will be made to companies working in Portugal on the best strategy to adopt in the Portuguese market. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55499 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carolina+Soraia+Pereira+Berrones.pdf Acesso restrito! | 2,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |