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TítuloO acesso ao ensino superior público de estudantes distinguidos no ensino secundário: (des)continuidades de percursos
Autor(es)Borges, Germano José Conceição Pinto
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveEscola pública
Excelência académica
Distinção
Acesso ao ensino superior
Data2018
EditoraAFIRSE Portugal
CitaçãoBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2018). O acesso ao ensino superior público de estudantes distinguidos no ensino secundário: (des)continuidades de percursos. In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.). A Escola: Dinâmicas e Atores. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 202-212.
Resumo(s)O acesso ao ensino superior pode revelar-se uma etapa disruptiva para estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário face a percursos marcados pela linearidade institucional da excelência académica. A presente comunicação tem como objetivo identificar as eventuais (des)continuidades no acesso ao ensino superior por parte de estudantes que frequentaram cursos científico-humanísticos em 3 escolas públicas portuguesas e que de modo sucessivo ao longo do trajeto escolar no ensino secundário (10.º; 11.º e 12.º) foram premiados com o diploma de mérito ou referenciados no quadro de excelência em razão de uma classificação média interna de frequência igual ou superior a 18 valores. Esta pesquisa inscreve-se no âmbito de projeto de doutoramento e fará uso de uma parcela (n=340) da amostra que suporta a investigação. Os resultados derivam da consulta efetuada aos registos biográficos do universo de estudantes laureados em cada umas das escolas nos anos letivos de 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014, bem como da análise diacrónica às listas de ingresso. Os resultados evidenciam descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior com 32,9% dos estudantes distinguidos a não serem colocados na 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase do concurso nacional. Está-se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro” pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano seguinte. Com efeito, 51,8% ingressa no tempo institucional definido como de sucesso, mas fora do raio do par curso/estabelecimento pretendido. Enquadram-se neste perfil os candidatos aos cursos da área de tecnologias. Por seu turno, 48,2%, a maioria candidatos ao curso de Medicina, assume a interrupção da linearidade da trajetória escolar com vista à continuidade das suas escolhas preferenciais. O estudo torna evidente que aproximadamente 70% dos que procederam a nova candidatura frequentam atualmente o curso e a instituição correspondente à 1.ª opção.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoInvestigadores integrados no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55523
ISBN978-989-8272-31-7
Versão da editorahttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxiv-coloquio-2017/atas-2017/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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