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https://hdl.handle.net/1822/55677
Título: | Desenvolvimento e implementação do programa de intervenção “Desafio:+de Ti!” |
Autor(es): | Ribeiro, Marta Ribas Vilas Boas |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Adolescência Intervenções psicológicas positivas Desenvolvimento positivo Psicologia clínica Adolescence Positive psychological interventions Positive development Clinical psychology |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este estudo de caso pretendeu contribuir para o conhecimento acerca de programas de intervenção
com vista ao desenvolvimento positivo em amostras clínicas de adolescentes. Com base no programa
“Desafio: Ser+”, foi construído o programa “Desafio:+de Ti!”, para uma aplicação individual e em
contexto clínico. Assim, o programa foi implementado no final de um processo terapêutico principal
(terapia cognitivo-comportamental), a dois participantes de 11 e 13 anos, ambos do sexo masculino.
Com a implementação, pretendeu-se testar a adequação do programa, tendo sido explorados possíveis
efeitos a nível de dimensões relacionadas com desenvolvimento positivo e de dimensões relacionadas
com sintomatologia. Ademais, foram exploradas as apreciações dos participantes relativamente ao
programa. Os resultados demonstraram que, no geral, houve uma tendência de aumento nos índices
de dimensões relacionadas com o desenvolvimento positivo e uma tendência de decréscimo nos
índices das dimensões relacionadas com sintomatologia, após aplicação do programa. Além disso, os
participantes avaliaram o programa de forma bastante positiva. Em suma, os resultados reforçam a
importância de integração de intervenções positivas na prática clínica, apoiando a perspetiva holística
de que, além do alívio do sofrimento, é necessária a promoção de fatores positivos, com vista ao
alcance da saúde mental plena na adolescência. This case study aimed to contribute to a greater knowledge about intervention programs that promote positive development in clinical samples of adolescents. Based on the “Challenge: to be+” program, “Challenge:+from You!” program was created, in order to be applied individually and in clinical context. Therefore, the program was implemented after a main therapeutic process (cognitive-behavioral therapy). The two male participants were 11 and 13 years old. The purpose of the implementation was to test the adequacy of the program, by exploring possible effects regarding dimensions related to positive development and dimensions related to symptomatology. Moreover, participants appreciations about the program were explored. In general, the results showed that there was an increasing tendency concerning positive development dimensions and a decreasing tendency concerning symptomatology dimensions, after the program implementation. Furthermore, participants had a positive assessment of the program. In short, findings reinforce the importance of integrating positive interventions into clinical practice. They also support the holistic perspective that to achieve full mental health in adolescence, besides relieving suffering, it is necessary to promote positive factors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55677 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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