Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55705

TítuloA imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência
Outro(s) título(s)The image of scientist: the impact of a pedagogical intervention
Autor(es)Ribeiro, Gabriel
Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveAbordagem histórica
Sistema circulatório humano
Formação inicial de professores
Ensino de anatomia humana
Historical approach
Human circulatory system
Teacher training
Human anatomy teaching
DataAgo-2018
RevistaInvestigações em Ensino de Ciências
CitaçãoRibeiro, Gabriel & Coelho da Silva, José Luís (2018). A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na História da Ciência. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 130-158.
Resumo(s)A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa da História da Ciência na (re)construção das concepções dos alunos sobre a imagem do cientista. Esta análise processou-se com recurso a utilização de dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e guião da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram avaliadas através da análise de conteúdo. A comparação entre as concepções sustentadas pelos alunos, nos momentos antes de ensino e pós-ensino, em associação com a análise das entrevistas do tipo grupo focal, indicou que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu globalmente para a (re)construção da imagem do cientista.
The integration of the History of Science in the approach of the human circulatory system in articulation with activities of metacognitive reflection characterizes a pedagogical intervention implemented and evaluated with a group of 22 students, in the curricular component Human Anatomy of a Degree in Biological Sciences. The research carried out here focuses on the analysis of the impact from History of Science educational integration on the (re)construction of students’ conceptions about scientist’ image. This analysis was based on the use of two research tools, learning activities and interview guide of the focus groups, and the students' answers to the questions contained in these instruments were evaluated through content analysis. The comparison between the conceptions supported by the students, in the moments before teaching and post-teaching, in association with the focus group interviews analysis, indicated that the pedagogical intervention strategy contributed globally to the (re)construction of scientist’ image.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55705
DOI10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130
ISSN1518-8795
Versão da editorahttps://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/999
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
999-2721-1-PB.pdf619,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID