Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55912
Título: | Um contributo para a integração de atividades de robótica educativa no ensino básico |
Autor(es): | Ribeiro, Célia Rosa |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira Costa, Manuel F. M. Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Robótica Educativa Ensino Básico 1º ciclo Matemática Educational Robotics Basic Education K5 Mathematics |
Data: | 9-Abr-2018 |
Resumo(s): | A
Robótica
Educativa
(RE)
constitui
uma
ferramenta
pedagógica
em
ascensão
no
panorama
educativo,
com
inúmeras
potencialidades,
mas
cuja
validação,
tal
como
acontece
com
outras
tecnologias,
ainda
se
encontra
em
estádio
prematuro.
Neste
trabalho,
pretendemos
desenvolver
uma
proposta
pedagógica
utilizando
a
RE
–
mais
concretamente
o
kit
Lego
Mindstorms
–
como
uma
ferramenta
didática,
no
contexto
do
Ensino
Básico
1º
ciclo.
Os
principais
objetivos
passaram
pela
validação
da
RE
neste
nível
etário,
bem
como
pela
avaliação
das
competências
e
conteúdos
curriculares
que
a
RE
permite
trabalhar
neste
contexto.
O
estudo
foi
organizado
em
duas
grandes
fases
tendo
incluído
uma
etapa
de
aprendizagem
dos
conceitos
de
Robótica
por
parte
dos
alunos
participantes
(15
alunos
do
4º
ano
de
escolaridade)
e,
numa
fase
posterior,
a
exploração
de
situações
problemáticas
com
o
robô,
sendo
trabalhadas
competências
ao
nível
da
Matemática,
com
ênfase
nas
operações
de
multiplicação
e
divisão.
Em
termos
metodológicos,
o
estudo
realizado
foi
de
índole
qualitativa,
inserindo-‐
se
num
paradigma
interpretativo
da
investigação
educativa,
tendo
sido
usados
como
instrumentos
de
recolha
de
dados
a
observação
direta,
os
registos
em
vídeo,
questionários,
diários
de
bordo
dos
alunos,
relatórios
de
reflexão
e,
ainda,
os
documentos
produzidos
pelos
alunos
na
programação
dos
robôs.
Estes
foram
usados
para
aferir
da
evolução
dos
participantes
ao
longo
do
projeto
e
das
suas
atitudes
e
perceções.
Foram
analisadas
as
competências
específicas
e
transversais,
bem
abordada
a
relação
destas
com
as
filosofias
construtivista
e
construcionista
do
processo
de
ensino-‐aprendizagem.
Neste
trabalho,
os
alunos
foram
desafiados
a
explorar
um
robô,
construindo-‐o
e
programando-‐o,
a
trabalhar
em
equipa
e
de
forma
cooperativa,
a
projetar
e
testar
os
seus
protótipos,
a
resolver
os
problemas
com
que
se
depararam,
a
elaborar
as
suas
próprias
estratégias
e
métodos
para
uma
melhor
exploração
dos
materiais
e
desafios
apresentados,
construindo
os
seus
próprios
conhecimentos
sobre
os
conceitos
trabalhados. Educational Robotics (ER) has grown as a pedagogical tool in the educational scenario, with numerous potentialities, but whose validation, as it occurs with other technologies, is still in a premature stage. In this work, we aimed to develop a pedagogical proposal using ER – specifically the Lego Mindstorms kit – as a pedagogical tool, in the context of basic education (K-‐5). The main objectives were the validation of ER in this age level, as well as the evaluation of skills and curricular contents that ER allows to work in this context. The study was organized in two stages: the first, where participating students (a total of 15 from the 4th grade) learned the Robotics concepts; and the second, where they explored problematic situations with the robots, working mathematical skills, with an emphasis on the multiplication and division operations. Methodologically, the study was of a qualitative nature, within an interpretative paradigm of educational research, being used as data collection instruments the direct observation, video records, questionnaires, students’ diaries and reports, as well as the documents produced by students while programming the robots. There were used to infer the evolution of the students’ attitudes and perceptions. Both specific and transversal skills were analysed, and the connection of those with constructivist and constructionist paradigms of teaching and learning projects. In this work, the students were challenged to explore robots, building and programming them, working in teams and in a collaborative way, projecting and testing their prototypes, solving problems and elaborating their strategies and methods for the best exploration of the materials and challenges presented, building their knowledge over the presented concepts. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55912 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Celia Rosa Ribeiro.pdf | 103,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 71,47 MB | Unknown | Ver/Abrir |