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https://hdl.handle.net/1822/56066
Título: | Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspetivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo |
Autor(es): | Cossio, Anelise de Pinho Pereira, Ana Paula da Silva Rodriguez, Rita de Cássia |
Palavras-chave: | Educação Especial Autismo Participação da Família Estimulação Precoce Autism spectrum disorder Early intervention Especial education Family participation |
Data: | 2017 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
Revista: | Revista Brasileira de Educação Especial |
Citação: | Cossio, A., Pereira, A. P. S., & Rodriguez, R. (2018). Benefícios e nível de participação na Intervenção Precoce: perspetivas de mães de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(4), 505-516. |
Resumo(s): | A Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o
apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos
que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios
efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis
mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio
da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação
das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios
do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista
semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir
que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande
parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as
profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus
objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais. Early Intervention (EI) in the Autism Spectrum Disorder (ASD) is effective when professionals perform it based on family-centered practices. Thus, the professional has the responsibility to facilitate and provide resources to promote the participation and recognition of the skills of families, so that they can achieve effective benefits of EI. The purpose of the present article was to analyze and understand the benefits of EI support for six mothers of children with ASD, aged 3 to 6 years, as well as the type of participation that these mothers consider having in the EI support process. In this sense, the following research objectives were defined: 1) To analyze and understand the level of participation of mothers in different phases of the support process (planning and intervention); 2) To analyze and understand the benefits of EI support. The methodology was qualitative, the data collection instrument was a semi-structured interview and data analysis technique was content analysis. The overall results of this study allow us to conclude that: all participants considered they obtained EI benefits in various areas of development of their children. Most of the women felt satisfied with the support, they are informed about their rights and have a positive relationship/ interaction with the case-management professionals. Families who participated in the Individualized Family Service Plan identified not only their goals, concerns and priorities, but also participated in the implementation of the Plan in their natural contexts. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56066 |
DOI: | 10.1590/S1413-65382317000400003 |
ISSN: | 1413-6538 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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