Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56559

TítuloDo retrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea
Autor(es)Tavares, Daniel Santos
Orientador(es)Ribeiro, Eunice
Palavras-chavepoesia
arte
retrato
autorretrato
contemporâneo
Vasco Graça Moura
Herberto Helder
Manuel António Pina
poetry
art
portrait
self-portrait
contemporary
Vasco Graça Moura
Herberto Helder
Manuel António Pina
Data7-Jun-2018
Resumo(s)Pretende-se com o presente projeto explorar a questão do (auto)retrato poético no contexto contemporâneo português através de leituras da poesia de Herberto Helder, Vasco Graça Moura e Manuel António Pina. Considerando o contexto teórico-crítico acerca do género do (auto)retrato nas várias linguagens em que se vem praticando, a nossa intenção centrar-se-á nas manifestações (auto)retratísticas discerníveis na obra poética dos autores mencionados para, através de confrontos interartísticos estabelecidos preferencialmente no âmbito das artes visuais dos dois últimos séculos, tentarmos perceber até que ponto se revela, no panorama poético moderno e contemporâneo, uma deslocação ou um afastamento progressivo de uma estética das semelhanças e da narratividade para, ao invés, proporcionar-se uma nova visão do retrato que se afirmará pela fuga à ilustração e ao descritivo, aproximando-se do fragmento, da rasura, da perda, da ausência e do silêncio. Tal deslocação, indissociável das várias crises — do sujeito, da imagem, da representação — em que foi pródigo o contexto cultural moderno e pós-moderno, e das sucessivas reterritorializações da identidade ocorridas a partir daí, colocarão, como demonstraremos, o próprio conceito de retrato face a importantes dificuldades categorizadoras, pondo em causa a sua própria ontologia e a sua própria necessidade.
This project aims at exploring the matters of the poetic (self) portrait within the contemporary Portuguese context while analysing the poetry of Herberto Helder, Vasco Graça Moura and Manuel António Pina. While taking into consideration the theoretical and critical context on the genre of (self) portraiture in the several forms that it has been put into practice, we intend to focus on the manifestations of (self) portraiture discernible in the work of the aforementioned authors, preferably through interartistic juxtapositions established within the realm of the visual arts of the last two centuries, in order to understand the existence of a progressive deviation or digression from an aesthetic of similarities and narrative, as one heads towards a new view on portraits that defines itself by an escape from illustration and description, by becoming closer to fragments, erasure, absence and silence. This displacement, inextricable from several crises - of the subject, of images, of representation - in which the cultural modern and post-modern context was rather profuse, and the several reterritorialisations of identity that took place from them, will therefore expose, as we argue, the concept of portrait to certain problems of categorization, questioning its own ontology and its own necessity.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes, Culturas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56559
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CEHUM - Teses de Doutoramento
ELACH - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutoramento Daniel Tavares.pdf18,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID