Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56578

TítuloA persona do antropólogo na etnografia como ação: o jogo dos papéis, do registo e as metodologias teatrais
Autor(es)Salgado, Ricardo Seiça
Palavras-chaveEtnografia
Observação participante
Metodologia
Papel
Registo
Performance
Data2016
CitaçãoSalgado, Ricardo Seiça, 2016, “A Persona do Antropólogo na Etnografia como Ação: o jogo dos papéis, do registo e as metodologias teatrais”. In Humberto Martins e Paulo Mendes (orgs.), Trabalho de Campo: envolvimento e experiências em antropologia. Lisboa, ICS, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 201-220.
Resumo(s)A performatividade da metodologia ativa e constrói uma sensibilidade performativa pertinente para a qualidade da etnografia. A emergência de novas metodologias resultantes da contaminação entre os métodos etnográficos e as metodologias artísticas baseadas na performance têm contribuído para reinventar a etnografia, nomeadamente ao nível dos papéis e a construção da persona que o antropólogo pode desempenhar no trabalho de campo. Por isso, recorremos a exemplos que surgem desta nova junção, de como emergem outras possibilidades de ação, nascem novos papéis e se diversificam os modos de registo. Desta contaminação percebemos que o trabalho de campo compreende um sistema de escolhas que qualquer estratégia metodológica deverá ter em conta e que será de todo o interesse a antropologia esmiuçar.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoPrémio APA 2018 para a categoria de texto científico, Associação Portuguesa de Antropologia.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56578
ISBN978-972-671-374-6
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CRIA-UMinho - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Seiça Salgado_a persona do antropologo na etnografia como ação.pdf116,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID