Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56582

TítuloE-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
Autor(es)Dias, Luís Filipe Alves
Orientador(es)Soares, Filomena
Carvalho, Vítor
Palavras-chaveAutomação e robótica educativa
Plataforma de jogos multidisciplinar
Ensino-aprendizagem
1º Ciclo de estudos
Educational automation and robotics
Multidisciplinary games platform
Teaching-learning
1st Cycle study
Data2017
Resumo(s)Esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma didática multidisciplinar de apoio ao ensino no 1º ciclo para averiguar a importância dos jogos didáticos na consolidação dos conteúdos escolares e agilizar o processo de aprendizagem. Considerou-se oportuno desenvolver, neste ciclo de estudo, metodologias de ensino/aprendizagem diferentes que promovessem a motivação dos alunos e a aquisição de competências. Para abordar este problema desenvolveu-se uma plataforma didática multidisciplinar. A plataforma é constituída por um conjunto de cinco módulos que comunicam entre si e gerem todo um sistema pedagógico de interação com a criança. Assim, a criança interage com um ambiente de luz, movimento e som, especialmente pensado e criado de forma a cativar a sua atenção para a aquisição de mecanismos de resolução de problemas. No módulo principal foi criada uma atividade em que a personagem se desloca ao longo de um percurso, devendo ultrapassar diversos obstáculos para que consiga chegar ao final do trajeto com sucesso. Os outros quatro módulos são jogos didáticos relacionados com o programa disciplinar do 1º ciclo e definidos de modo a possibilitar que a criança desenvolva os mecanismos de pensamento desejados. Ao longo da interação, a criança pode somar pontos e é contado o tempo de resolução de cada problema. No final é realizada uma corrida entre duas personagens, que em função do desempenho da criança, faz chegar primeiro à meta uma delas. Pensa-se que este espirito competitivo possa servir de estímulo à criança para aprender. O projeto resultou de uma parceria entre a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave e o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho em Barcelos. Os testes da plataforma foram realizados na Escola EB 1 de Macieira de Rates, com alunos do 1º ciclo, segundo métricas de avaliação previamente definidas. Os alunos e professores mostraram-se muito entusiasmados e curiosos com a plataforma E-ducAtion. Analisando os resultados recolhidos pode-se concluir que a plataforma teve um impacto muito positivo junto das comunidades escolares em que esteve inserida, quer a nível de motivação quer a nível da aprendizagem de conteúdos.
This dissertation aims to develop a multidisciplinary didactic platform to support the teaching in the 1st cycle to ascertain the importance of didactic games in the consolidation of school contents and foster the learning process. It is considered opportune to develop, in this cycle of study, different teaching/learning methodologies that promote student motivation and the acquisition of competences. To address this problem a multidisciplinary didactic platform was developed. The platform consists of a set of five modules that communicate with each other and generate an entire pedagogical system of interaction with the child. Thus, the child interacts with an environment of light, movement and sound, specially thought and created in order to attract attention to the acquisition of problem solving mechanisms. In the main module is created an activity in which the character moves along a course, and it must overcome several obstacles so that it can reach the end of the journey with success. The other four modules are didactic games related to the 1st cycle disciplinary program and defined in order to enable the child to develop the desired thinking mechanisms. Throughout the interaction, the child adds points and the time for solving the problem is counted. In the end a race is held between two characters, which depending on the performance of the child, will make one of them reach the goal first. It is thought that this competitive spirit may stimulate the child to learn. The project results from a partnership between the School of Engineering of University of Minho, Instituto Politécnico do Cávado e Ave and the Rosa Ramalho Schools Association in Barcelos. The tests of the platform were be carried out in the EB 1 School of Macieira de Rates, with students of the 1st cycle, according to previously defined evaluation metrics. The students and teachers were very enthusiastic and curious about the E-ducAtion platform. Analyzing the results obtained, it can be concluded that the platform had a very positive impact on the communities in which it was inserted, both in terms of motivation and in terms of teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56582
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Filipe Alves Dias.pdfDissertação de Mestrado5,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID