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https://hdl.handle.net/1822/56655
Título: | Entre nós – A Educação pelos Pares como resposta ao consumo de substâncias psicoativas |
Outro(s) título(s): | Amongst us – Peer Education as an answer to psychoactive substance use |
Autor(es): | Silva, Mara Fernandes |
Orientador(es): | Matos, Alice Delerue Henriques, Susana |
Palavras-chave: | Consumo de drogas Educação pelos Pares Avaliação Drug consumption Peer Education Evaluation |
Data: | 5-Jun-2018 |
Resumo(s): | Estamos perante um movimento de (des)problematização e descriminalização do
consumo “drogas”, que obriga à procura de alternativas de intervenção social para lidar com
este fenómeno. O interesse pela abordagem da Educação pelos Pares parece ter vindo a crescer
mas faltam investigações de cariz sociológico de caraterização e avaliação desta prática. Outras
recomendações apontam para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre o(s)
processo(s) envolvidos no uso da Educação pelos Pares, sobre os resultados observados nos
diferentes grupos abrangidos (Educadores de pares e Pares Alvo), e sobre o seu impacto a
médio e longo prazo. Neste seguimento, constituíram-se como objetivos principais desta
pesquisa: (i) Contribuir para a caracterização das práticas de Educação pelos Pares
desenvolvidas em Portugal; ii) Contribuir para o conhecimento do impacto desta abordagem nas
representações e práticas dos jovens (Educadores de pares e população-alvo) face ao consumo
de substâncias psicoativas, a curto e a médio prazo; e (iii) Contribuir para o aprofundamento do
quadro teórico-concetual utilizado na fundamentação da Educação pelos Pares.
Para responder a estas lacunas privilegiou-se uma abordagem qualitativa e socio-crítica,
tendo-se realizado dois sub-estudos independentes mas complementares. O primeiro consistiu
num inédito processo de levantamento, mapeamento e caraterização das práticas de Educação
pelos Pares nacionais, efetuado com o recurso a um guião de indicadores e com a colaboração
de 67 responsáveis por projetos deste género. O segundo sub-estudo traduziu-se na reprodução
e desenvolvimento de um projeto de Educação pelos Pares, com recurso à metodologia de
investigação-ação, efetuado com a participação de um grupo inicial de 120 jovens, tendo-se
posteriormente constituído uma subamostra com 50 destes participantes, com os quais se
aprofundou a recolha de dados através da realização de entrevistas semiestrututuradas
(questionários e observação foram usados de modo complementar).
A caraterização das práticas de Educação pelos Pares nacionais permitiu perceber que
se está perante uma prática com alguma expressão e heterogeneidade, que pode ser sintetizada
em: 1) projetos desenvolvidos em contexto escolar com jovens estudantes voluntários; 2)
projetos que treinam estudantes voluntários para intervir noutros contextos comunitários; 3)
projetos desenvolvidos em contexto organizacional/comunitário, com pares jovens ou adultos voluntários; e 4) projetos em contexto organizacional/comunitário, geralmente dirigidos a
adultos, com pares assalariados.
A reprodução e avaliação de um projeto de Educação pelos Pares tradicional no âmbito
da problemática do consumo juvenil de substâncias psicoativas permitiu: observar diferenças no
impacto alcançado entre os diferentes subgrupos (com melhores resultados para os Educadores
de pares); compreender que estas diferenças podem ser modificadas através de alterações
introduzidas no desenvolvimento dos projetos; e verificar que o impacto a médio prazo foi
positivo. Processos de interação, aprendizagem, identificação, modelação e difusão, que se
relacionam com fatores socioculturais; desenho dos projetos; seus dinamizadores; e grupos-alvo,
contribuem para o sucesso das intervenções. Esta investigação sugere o alargamento deste tipo
de estudos à realidade internacional e vem reforçar que a Educação pelos Pares, quando
implementada de modo adequado, pode ser uma abordagem útil e eficaz na resposta a
diferentes problemáticas, como a do consumo de substâncias psicoativas. Currently, one can observe a phenomenon of de-problematization and decriminalization of “drug” use. Consequentially, there is a demand for alternative social interventions that may be able to cope with its effects. It is in this context that we place the growing academic interest in the Peer Education approach. However, there is a lack of scientific research on the topic, especially regarding the sociological characterization and evaluation of such practices. It is often noted that there is a need to deepen the knowledge about the processes that Peer Education puts in motion, as well as the results it yields in different groups (i.e. Peer Educators and Target Peers) and its medium and long-term impacts. Thus, this research presents the following main goals: (I) To contribute to the characterization of Peer Education practices developed in Portugal; (ii) To contribute to the knowledge of the short and medium-term impact this approach has on young people’s practices and representations regarding psychoactive substance use; (iii) To add depth to the theoretical and conceptual framework of Peer Education. In order to do so, a qualitative and socio-critical methodology was employed. It yielded two independent, but complementary, sub-studies: The first one consisted of an unprecedented survey, mapping and characterization of Peer Education practices in Portugal; The second one, following an action-research methodology, stood as a Peer Education project in itself and was able to involve 120 youngsters. A subset of 50 of those youngsters was then subjected to further analysis by way of semi-structured interviews and, to a lesser extent, questionnaires and observational techniques. The first sub-study showed that Peer Education practices in Portugal are both expressive and heterogeneous, and can be grouped into: 1) Projects that are unfolded by voluntary young students within a school context; 2) Projects that train voluntary young students to intervene in their communities; 3) Organisational/communitarian projects that mobilize young peers or voluntary adults; 4) Organisational/communitarian projects that generally target adults and also feature paid peers. The second sub-study allowed us to observe different impacts between groups (with better results for Peer Educators); to understand that these differences can be modified through changes induced in the unfolding projects; and to assert that its medium-term impact was positive. Furthermore, the success of such interventions seems to depend, on the one hand, on interactional processes (such as identification, learning, modelling and social diffusion) that interrelate with sociocultural variables; and, on the other hand, on project-related factors such as its design, leadership, intervention team, and target group(s). This research reinforces the idea that Peer Education, if it is adequately implemented, can indeed be a useful and effective approach of dealing with a problematic such as psychoactive substance use. As a result of this point of view, it is argued that this type of research should also be conducted internationally. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Sociologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56655 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DS - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Doutoramento Mara Silva.pdf | 19,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |