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TítuloJogo e autoconfiança em crianças do 1° ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Silva, Inês Peixoto
Pereira, Beatriz
Teixeira, Aurora
Palavras-chaveJogo
Autoconfiança
Empreendedorismo
DataJun-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoSilva, I., Pereira, B., Teixeira. A. (2018). Jogo e autoconfiança em crianças do 1° ciclo do Ensino Básico. In F. Azevedo, H. Vieira, N. Fernandes, B. Pereira (Eds) Estudos da Criança: Diversidade de olhares (pp.137-149), Braga, Portugal, CIEC.
Resumo(s)O movimento é primordial para o desenvolvimento multilateral da criança e através dos jogos e brincadeiras contribui para a melhora das relações interpessoais. Já sua ausência pode limitar o desenvolvimento motor e influenciar em características da personalidade, cognição e emoções. O jogo constitui-se como a essência e razão da infância que através do seu universo imaginário pode melhorar sua percepção corporal, linguagem, autoeficácia, autoestima e autoconfiança. A autoconfiança é uma característica essencial da vida, já que se trata da capacidade de se ver bem-sucedido. Assim, o indivíduo confiante tem uma atitude positiva, desafia-se e assume riscos. O objetivo do estudo foi identificar a presença de capacidades empreendedoras, nomeadamente a autoconfiança em crianças do 1 ciclo do ensino Básico. Participaram no estudo 18 alunos (9 sexo feminino e 9 do sexo masculino) e 19 alunos (9 do sexo feminino e 10 do sexo masculino) do 3 ano de escolaridade de uma escola da área urbana de Braga, com idades entre 6 e 9 anos. Foi utilizado como instrumento um jogo construído e organizado, dividido em equipas que deveriam escolher entre 3 percursos constituídos por barreiras colocadas em diferentes alturas. Ao concluir o percurso foi atribuído pontuações de acordo com a dificuldade, sendo para o mais fácil 1 e 2 pontos, médio 2 e 3 pontos e mais difícil 3 e 4 pontos. Ao término do jogo a pontuação foi contada em voz alta pelo mediador para definir a equipe vencedora. Foram utilizadas análises descritivas para os comportamentos observados e atribuída as seguintes classificações: i) sim, verifica-se o comportamento; ii) Não, verifica-se comportamento oposto e iii) Não observado, não se verifica o comportamento. Os resultados em relação a subcategoria: I - Não se intimida mesmo havendo a possibilidade de ser confrontado com opiniões diferentes, foi constatado que a maioria das crianças apresentavam comportamentos, sejam eles positivos ou negativos. As meninas parecem ficar menos incomodadas com a possibilidade de serem confrontadas pelos colegas, relativamente a idade tanto as crianças de 6/7 quanto as de 8/9 apresentaram comportamentos positivos, sendo no mais novos onde mais comportamentos não observados ocorreram. Para a subcategoria II- Tem uma atitude positiva e confiante, foram observados resultados similares, sendo que a maioria das crianças apresentaram comportamento positivo, para ambos os géneros e referente a idade um pequeno destaque para os alunos mais velhos. Desta forma, a autoconfiança foi observada em contexto do jogo pois os comportamento foram maioritariamente positivos. para além de essencial na componente social e emocional, a autoconfiança é também uma características essenciais do perfil empreendedor.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56921
ISBN978-972-8952-52-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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