Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56937

TítuloArtigos sobre jogos publicados nas Conferências TicEDUCA, Challenges e EJML: que categorias de atuação e qual a produção relativa a desenho de jogos por alunos?
Autor(es)Martins, Ana Rute Côrte-Real
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveAprendizagem baseada em jogos
Challenges
ticEDUCA
EJML
Classificação
Design
Data2018
EditoraEduca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
CitaçãoMartins, A., & Oliveira, L. (2018). Artigos sobre jogos publicados nas Conferências TicEDUCA, Challenges e EJML: que categorias de atuação e qual a produção relativa a desenho de jogos por alunos? Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação 2018 - Technology Enhanced Learning (pp. 695-704), Lisboa.
Resumo(s)Os principais objetivos deste estudo foram os seguintes: 1. Identificar os trabalhos apresentados nas conferências Challenges (Conferência Internacional de TIC na Educação), ticEDUCA (Congresso Internacional TIC e Educação) e EJML (Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning) relacionados com jogos, publicados nos últimos 10 anos; 2. Classificar os artigos selecionados usando as categorias de aprendizagem baseada em jogos propostas por Holmes e Gee (2016); 3. Analisar os artigos pertencentes à categoria design. Os dados foram obtidos através dos livros de atas das três conferências em análise. Todos os trabalhos, de todas as edições dos últimos 10 anos (2007 a 2017), incluindo no seu título léxico derivado da palavra jogo (nos três idiomas admitidos para publicação) foram recolhidos para análise. O título, o resumo e as palavras-chave foram examinados para categorizar cada artigo como estudando uma das seguintes abordagens à utilização de jogos na educação: ação, estrutura, ponte e design. Os artigos classificados como pertencendo à categoria design foram analisados com detalhe e foi extraída informação sobre objetivo, metodologia, participantes, produtos e resultados. Os resultados evidenciam que cerca de 6.4% de todos os artigos publicados possuem palavras derivadas de “jogo” no título. Desses, 65% pertencem à estratégia de aprendizagem baseada em jogos categorizada como ação, 18% inserem-se na categoria estrutura, 7% na categoria design e cerca de 11% não correspondem a nenhuma das categorias propostas. Os artigos correspondentes à categoria design utilizam metodologias qualitativas (investigação-ação e estudo de caso) e apresentam resultados favoráveis à utilização desta estratégia.
The main objectives of this study were: 1. To identify the papers presented at Challenges (International Conference on ICT in Education), ticEDUCA (International Congress on ICT and Education) and EJML (Games and Mobile-Learning Conference) published in the last 10 years; 2. Classify the selected papers using the game-based learning categories proposed by Holmes and Gee (2016); 3. Analyse the studies fitting the design category. The data were obtained through the proceedings of the three conferences under analysis. All works, from all editions of the last 10 years (2007 to 2017), including in the title any word derived from the word “game” (in any of the three languages admitted for publication) were collected for analysis. The title, abstract, and keywords were examined to categorize each article as belonging to one of the following approaches to the use of games in education: action, structure, bridge, and design. The articles classified into the design category were analysed in detail and information about objective, methodology, participants, products and results was collected. The results show that about 6.4% of all published articles have words derived from "game" in the title. Of those, 65% belong to the game-based learning strategy categorized as action, 18% fall into the structure category, 7% into the design category and about 11% do not correspond to any of the proposed categories. The articles corresponding to the design category use qualitative methodologies (action research and case study) and present favourable results to the use of this strategy.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56937
ISBN978-989-8753-46-5
Versão da editorahttp://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ticEDUCA_2018.pdf333,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID