Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57217

TítuloA Educação Nova e o Novismo em educação: o novo como ilusão necessária
Outro(s) título(s)New Education and Novism in education: the new as needed illusion
L’Éducation Nouvelle et le Novellisme en éducation: le nouveau comme illusion necessaire
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
Palavras-chaveEsperança
Educação Nova
Escola Tradicional
Rutura
Hope
New Education
Rupture
Traditional School
Data2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
CitaçãoAraújo, A. F. R. A., & Araújo, J. M. (2018). A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 23-36. https://doi.org/10.21814/rpe.13719
Resumo(s)Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.
In this article, we point out the utopian and ideological aspects of New Education educational vision, distinguishing between a totally new self-enclosed perspective, that absolutizes itself and seeks to establish a totally different world, and a relative new perspective, which recognizes parts of the novelty that are “there” waiting for a systematic formulation that recognizes and accepts them giving them the meaning of a whole. This whole is never complete and therefore unmistakable with the field of experience and open to other parts of the novelty which the whole may lack, even if it ignores it. We also discuss analytically and critically the nature of the “new” that the “newness” of New Education would be supposed to convey, and discuss whether it is not an illusion provoked by the belief and desire of the founders of New Education, a substantive and radically innovative fact as they intended to make people believe. Finally, considering the mutual exchanges between ideology and utopia as figures of the imagination and recognizing the incorporation of parts of the New into the Traditional School, we recognize the (lack of) power of New Education and reaffirm the New as a necessary illusion to renew the pedagogical movement.
Dans cet article, nous soulignerons les aspects utopique et idéologique de la vision éducative de l’Éducation Nouvelle tout en distinguant une perspective du totalement nouveau, qui s’ouvre et se referme sur elle-même, s’absolutise et vise à instaurer un monde totalement autre, et une perspective du nouveau relatif, qui reconnait des aspects de la nouveauté qui sont à portée de main et prêtes pour une formulation systématique qui les accueille et leur donne le sens d’un tout, un tout pas toujours complet et, dans ce sens, incomparable avec le domaine de l’expérience et ouvert aux autres aspects de la nouveauté qui puissent lui manquer même s’il l’ignore. Nous aborderons également de façon analytique et critique la nature du “nouveau” que la “nouveauté” de l’Éducation Nouvelle devrait véhiculer et nous nous interrogerons si ce tout ne consisterait pas plus en une illusion provoquée par la croyance et par le désir des fondateurs de l’Éducation Nouvelle qu’en un facteur substantiel et radicalement novateur comme ceux-ci prétendaient le faire croire. Finalement, tenant compte des échanges mutuels de l’idéologie et de l’utopie en tant que figures de l’imagination et reconnaissant l’incorporation d’aspects du Nouveau dans l’Ecole Traditionnelle, nous identifions l’(im) pouvoir de l’Éducation Nouvelle et nous confirmerons le Nouveau comme une illusion nécessaire pour un mouvement de rénovation pédagogique.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57217
DOI10.21814/rpe.13719
ISSN0871-9187
e-ISSN2183-0452
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13719
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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