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TítuloO processo de produção escrita como aprofundamento do saber gramatical
Outro(s) título(s)The process of written production as a deepening of grammatical knowledge
Autor(es)Martins, Carolina Mariana Cardoso
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveGramática
Laboratório gramatical
Escrita
Sequência didática
Grammar
Grammar laboratory
Writing
Didactic sequence
Data2017
Resumo(s)O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, como ferramenta para a análise das propostas de atividades que decorreram da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS). As intervenções planeadas foram implementadas na turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB1/JI de Este S. Mamede e na turma do 5.º1 do 2.º Ciclo do Ensino Básico da EB2,3 Dr. Francisco Sanches, ambas em Braga. O tema central das atividades foi o exercício gramatical inserido em atividades de produção textual. O PIPS teve como principal objetivo a criação de propostas que privilegiassem o papel ativo dos alunos em atividades de escrita. As sessões de intervenção, em cada turma, foram organizadas em Sequências Didáticas de escrita e os exercícios gramaticais foram pensados segundo a metodologia de laboratório gramatical. Para ambas as turmas, foram criadas ferramentas didáticas, adaptadas a cada ano letivo em intervenção, que proporcionaram momentos orientados de produção textual, segundo o método de planificar, textualizar e rever. Em simultâneo, promoveu-se uma relação entre a escrita e o exercício gramatical, através da inserção de exercícios para trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada nas atividades de escrita dos géneros textuais selecionados (notícia e cartaz). O objetivo dos exercícios gramaticais era que os alunos descobrissem, explorassem, observassem regularidades, induzissem e retirassem conclusões sobre os conteúdos gramaticais selecionados. No final da implementação do PIPS, foi possível concluir que proporcionar um método de escrita aos alunos (planificação, textualização e revisão) facilita o desenvolvimento não só de competências de escrita, mas também desenvolve as suas capacidades cognitivas. O laboratório gramatical também revelou ser uma metodologia facilitadora da compreensão dos conhecimentos gramaticais, sobretudo se for de uso recorrente pelos alunos.
This report arose under the course of Supervised Teaching Practice as a tool for the analysis of proposed activities that resulted from the implementation of Supervised Pedagogical Intervention Project (SPIP). The planned interventions were implemented in the 3rd class of the 1st Cycle of Basic Education of EB1 / JI of Este S. Mamede and in the 5th class of the 2nd Cycle of Basic Education of EB2,3 Dr. Francisco Sanches, both in Braga. The central theme of the activities was the grammatical exercise inserted in activities of text production. The main objective of SPIP was to create proposals that privileged the active role of students in writing activities. The intervention sessions, in each class, were organized in Didactic Sequences of writing and the grammatical exercises were thought according to the methodology of grammar laboratory. For both groups, didactic tools were created, adapted to each school year in intervention, that provided guided moments of textual production, according to the method of planning, textualizing and revising. Simultaneously, a relation was established between writing and grammar exercises, through the insertion of exercises to work the grammatical contents contextualized in the writing activities of the selected textual genres (news and poster). The purpose of grammar exercises was for students to discover, explore, observe regularities, induce, and draw conclusions about selected grammatical contents. At the end of the SPIP implementation, it was possible to conclude that providing a writing method to students (planning, textualization and revision) facilitates the development not only of writing skills but also develops their cognitive abilities. The grammar laboratory has also proved to be a facilitating methodology for understanding grammatical knowledge, especially if recurrently use by students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57255
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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