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Título“Eu também posso propagar histórias”: a adaptação e as narrativas transmediáticas na era da participação
Autor(es)Sousa, Marta Sofia Freitas Noronha
Zagalo, Nelson
Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveParticipação
Propagação de Histórias
Adaptação
Transmediações
Participation
Story Propagation
Adaptation
Transmediations
Data2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoSousa, M. N., Zagalo, N. & Martins, M. L. (2012). “Eu Também Posso Propagar Histórias”. A Adaptação e as Narrativas Transmediáticas na Era da Participação. Comunicação e Sociedade, 22, 167-183. DOI: 10.17231/comsoc.22(2012).1280
Resumo(s)Desde sempre, as histórias dilectas do público são propagadas para além dos limites do seu enunciado original. Mas, as práticas comunicativas estão a mudar. Uma das mudanças mais radicais verificou-se na relação entre produtores e consumidores mediáticos. Apesar de o público nunca ter sido inteiramente passivo na recepção das narrativas, com a democratização dos media digitais ligados em rede e das tecnologias criativas, ele conquistou um papel mais activo, tornando-se também um agente da propagação de histórias. O público pode hoje interagir mais activamente com as histórias, contribuir com as suas interpretações e apropriações ou até participar na própria criação de histórias originais. O presente artigo visa, então, reflectir sobre as novas potencialidades participativas oferecidas pelas tecnologias digitais e criativas, através da análise de alguns casos práticos particularmente elucidativos.
Since always, the public’s favorite stories are propagated beyond the limits of their original enunciation. But communication practices are changing. One of the most radical changes has happened in the relationship between media producers and consumers. Although the public has never been entirely passive in the reception of narratives, with the democratization of web-connected digital media and creative technologies, it has conquered a more active role, becoming also an agent for story propagation. The public today can interact more actively in the stories, contribute with its own interpretations and appropriations or even participate in the creation of original stories. The current paper aims, thus, at reflecting on the new participatory possibilities offered by digital and creative technologies, through the analysis of some particularly enlightening practical cases.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57274
DOI10.17231/comsoc.22(2012).1280
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1280
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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