Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57317

TítuloReorganização do espaço: um percurso de aprendizagem ativa
Outro(s) título(s)Reorganization of space: an active learning path
Autor(es)Antunes, Cátia Sofia da Cunha
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveReorganização do espaço
Papel do adulto
Participação da criança
Reorganization of space
Adult role
Child participation
Data2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido em contexto de jardim de infância, inscreve-se na dimensão pedagógica da organização do espaço e dos materiais numa sala de atividades. Neste sentido, este relatório pretende salientar a importância de um espaço pedagógico de qualidade, refletindo sobre o papel do adulto durante o processo de organização do espaço e na sua adequação ao grupo de crianças, bem como na necessidade de as crianças participarem ativamente em todo o processo de organização de um espaço pedagógico. Também se procurou verificar o impacto que um ambiente rico e devidamente organizado tem nas escolhas e nas interações das crianças, sendo que o Projeto de Intervenção Pedagógica procurou incidir sobre as áreas da biblioteca e da casa. O Projeto de Intervenção Pedagógica, desenvolvido com base na abordagem de Investigação-Ação, procurou recorrer ao ciclo de observação, planeamento, atuação, reflexão e avaliação, ciclo necessário para que a intervenção pedagógica fosse respondendo aos objetivos do projeto de intervenção pedagógica. A intervenção pedagógica realizada procurou incidir na reorganização e no apetrechamento das áreas de interesse, em conjunto com o grupo de crianças, de forma a tornar estes espaços mais ricos e favorecedores de experiências de aprendizagem e de desenvolvimento para as mesmas. A intervenção realizada permitiu compreender que organização do espaço e dos seus materiais assumem um papel importante para a construção de um ambiente de qualidade. Da mesma forma se salienta a importância da participação das crianças no processo de organização do espaço e na criação de novas e diversas possibilidades ao nível do jogo e das experiências de aprendizagem.
This internship report was developed within the scope of the Curricular Unit Internship of the Master’s Degree in Pre-School Education, at the University of Minho. The project of pedagogical intervention, developed in the context of kindergarten, is part of the pedagogical dimension of the organization of space and pedagogical materials in an activity room. In this sense, this report intends to emphasize the importance of a quality pedagogical space, reflecting on the role of the adult during the process of organization of the space and its suitability to the group of children, as well as on the need for the children to participate actively in the whole process of organizing a pedagogical space. We also sought to verify the impact of a rich and properly organized environment on the choices and interactions of children, being that the Pedagogical Intervention Project sought to focus on the library and home areas. The Pedagogical Intervention Project, developed based on the research-action approach, sought to use the cycle of observation, planning, acting, reflection and evaluation, a necessary cycle for the pedagogical intervention to respond to the objectives of the pedagogical intervention project. The pedagogical intervention undertaken sought to focus on the reorganization and provision of areas of interest, together with the group of children, in order to make these spaces richer elements and conducive to learning and development experiences for them. The intervention made it possible to understand that the organization of space and its materials play an important role in the construction of a quality environment. It also emphasizes the importance of children's participation in the process of organizing space and creating new and diverse possibilities in terms of play and learning experiences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57317
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Sofia da Cunha Antunes.pdf4,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID