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TítuloPadrões na educação pré-escolar e no 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Afonso, Ana Margarida Antunes Chaves
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chavePadrões
Generalização
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Patterns
Generalization
Problem solving
Intellect
Communication
Data2017
Resumo(s)O presente estudo, focado no tópico “Padrões e Regularidades”, procura compreender que ideias têm as crianças do pré-escolar e do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico sobre os padrões de repetição e crescimento. Assim, para se responder ao problema em estudo, procurar-se-á dar resposta às seguintes questões: (1) Que estratégias são utilizadas pelas crianças, na exploração de padrões de repetição? (2) Quais as dificuldades que as crianças apresentam, na exploração de padrões de repetição? (3) Que estratégias são utilizadas pelas crianças, na exploração de padrões de crescimento? e (4) Quais as dificuldades que as crianças apresentam, na exploração de padrões de crescimento? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com contornos de investigação- ação. Quer no grupo de crianças do pré-escolar quer no grupo do 1.º ciclo, aplicou-se um teste diagnóstico de competências (Teste 1), procedeu-se à observação de aulas durante um programa curto de intervenção com seis sessões e um teste avaliativo de competências (Teste 2). A recolha de dados decorreu num ambiente natural e teve como principais instrumentos, os registos das observações diárias, gravações de áudio e vídeo, os documentos produzidos pelas crianças no âmbito das atividades propostas. Com as crianças do pré-escolar só foram explorados os padrões figurativos de repetição. Ao longo das sessões as crianças deparam-se com atividades de continuação de padrões, descoberta de intrusos em padrões, tradução e criação de padrões. Os resultados revelam que a maioria das crianças conseguiu continuar, descobrir o intruso, traduzir e criar padrões de repetição. No préescolar, a comunicação em matemática é fundamental para a organização do pensamento, na verbalização de incertezas e na troca de ideias. Verificaram-se algumas dificuldades na comunicação matemática e na organização do pensamento. Com as crianças do 1.º ciclo foram explorados os padrões figurativos e numéricos de repetição e de crescimento. Ao longo das sessões as crianças puderam continuar padrões, descobrir os seus intrusos e generalizar para uma figura qualquer. Os resultados obtidos no 4.º ano de escolaridade permitiram concluir que estes alunos nutriam grandes constrangimentos ao nível da comunicação e raciocínio matemático que foram dissipando, aos poucos. A generalização foi alvo de maior preocupação, pois, demorou algum tempo até que a maioria dos alunos entendesse e fosse capaz de generalizar, autonomamente. De modo geral, este estudo permitiu que ambos os grupos desenvolvessem o pensamento algébrico e adquirissem novos conhecimentos.
The present study, which is focused on the topic “Patterns and regularities”, aims to understand the ideas that children from pre-school and the fourth grade of primary school have regarding repetition and growth patterns. Thus, to solve the issue being studied, there will be an attempt to answer the following questions: (1) What strategies are utilized by children to explore repetition patterns? (2) What are the difficulties presented by the children in exploring repetition patterns? (3) What strategies are utilized by children to explore growth patterns?, and (4) What are the difficulties presented by the children in exploring growth patterns? It was chosen a qualitative research methodology, with research-action nuances. Whether in the pre-school group of children, whether in the primary school group, we’ve applied a competency diagnostics test (Test 1), and then we’ve observed classes during a short intervention program with six sessions, and performed a competency assessment test (Test 2). Data collection took place in a natural environment, and had as main instruments daily observation records, audio and video recordings, and documents produced by children within the scope of the proposed activities. With the pre-school children, only the figurative patterns of repetition were explored. Throughout the sessions, the children were presented activities of pattern continuity, discovery of intruders in patterns, translation and creation of patterns. Results have revealed that the majority of children was able to continue patterns, discover the intruder, translate and create repetition patterns. In pre-school, mathematic communication is crucial to the organization of thought, the verbalization of uncertainties, and the exchange of ideas. There were a few difficulties in mathematic communication and in the organization of thought verified. With the children from primary school, there were explored figurative and numeric patterns of repetition and growth. During the sessions, children were able to continue patterns, discover intruders and generalize to any image. The results obtained from the fourth year allowed to conclude that these students displayed great discomfort in terms of communication and mathematical thinking, but it was slowly dissipated. The biggest concern was generalization, as it took some time until most students understood and were able to generalize, autonomously. In general terms, this study allowed both groups to develop algebraic thinking and acquire new knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57320
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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