Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57374
Título: | Formas de olhar e conhecer o mundo: o papel de modalidades expressivas visuais |
Outro(s) título(s): | Ways to look and know the world: the role of expressive visual modalities |
Autor(es): | Pereira, Ana Rita Oliveira |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Artes visuais Fotografia Educação pré-escolar Visual arts Photography Preschool education |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico, tendo como título “Formas de olhar e conhecer o
mundo: o papel de modalidades expressivas visuais”.
O Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido com crianças de idades compreendidas
entre o 3 e os 5 anos surgiu após a observação do interesse das crianças pela área das expressões
artísticas.
A intervenção pedagógica pretendeu ampliar as oportunidades de exploração de técnicas
de expressão visual, proporcionar o contacto com a fotografia como forma de arte, estimular a
capacidade de observação e a criatividade das crianças.
As crianças tiveram oportunidades de comunicar e representar ideias e significados através
de modalidades de expressão visual. Elas usaram a fotografia para captar espaços, pessoas e
objetos do seu interesse, contactaram e apreciaram a obra de fotágrafos importantes. Envolvermse
em várias atividades de observação, interpretação e reflexão que desafiaram a sua imaginação
e criatividade. Foi possível observar um crescente envolvimento das crianças nas atividades, bem
como o reforço das relações entre elas.
A avaliação do projeto sugere que o uso da fotografia pode potenciar o desenvolvimento de
múltiplas aprendizagens em contextos de educação pré-escolar. The present report was elaborated within the scope of the Master's Degree in Early Childhood Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, entitled "Ways to look and know the world: the role of expressive visual modalities". The Pedagogical Intervention Project developed with children aged between 3 and 5 years old emerged after the observation on the children's interest in the area of artistic expression. The pedagogical intervention sought to expand the opportunities for exploring techniques of visual expression, to provide contact with photography as an art, to stimulate children's capacity for observation and creativity. Children had opportunities to communicate and represent ideas and meanings through visual expression modalities. They used photography to capture spaces, people and objects of their interest, contacted and appreciated the work of important photographers. They were engage in various activities of observation, interpretation and reflection that challenged their imagination and creativity. It was possible to observe a growing involvement of the children in the activities, as well as the reinforcement of the relations between them. The project evaluation suggests that the use of photography can enhance the development of multiple learning in pre-school education contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57374 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Oliveira Pereira.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |