Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57377

TítuloAs narrativas como precursoras do desenvolvimento do domínio do corpo e o prazer do movimento da criança
Outro(s) título(s)Narratives as precursors of the development of the mastery of the body and the pleasure of the child's movement
Autor(es)Silva, Catarina Daniela Gonçalves
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveJardim de infância
Leitura
Movimento
Jogo
Dramatização
Currículo articulado
Kindergarten
Reading
Movement
Game
Dramatization
Articulated curriculum
Data2017
Resumo(s)O presente relatório expõe o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância no âmbito do estágio curricular, inserido no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. O principal desafio deste projeto foi conseguir relacionar, de forma profícua, dois domínios da aprendizagem – a leitura e o movimento – que, à primeira vista, parecem dissociáveis. O projeto enquadrou-se, de forma eficiente, no grupo da sala dos três anos, pois os dois domínios de trabalho, essenciais para esta faixa etária, possibilitaram: por um lado, momentos mais calmos, onde importava desenvolver a linguagem oral, a memória auditiva e visual, a valorização do livro e da leitura como um caminho que leva a criança a fortalecer a imaginação, vocabulário, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, por outro, momentos que implicavam o prazer do movimento da criança através das mais diversas formas (jogos, circuitos, dramatizações), que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades e destrezas como correr, saltar e rebolar, adquirir comportamentos de cooperação e respeito pelos outros, explorar e tomar consciência das possibilidades e limitações do seu corpo e da relação do mesmo com diferentes materiais e espaços. A diferença do projeto permitiu que as propostas pedagógicas, desenvolvidas ao longo do projeto, e os seus resultados, confirmassem a ideia de um currículo articulado que deve integrar várias áreas e domínios da aprendizagem. Consequentemente, possibilitaram à criança aprendizagens díspares em aspetos essenciais do seu desenvolvimento.
This report presents the project of pedagogical intervention developed in the context of kindergarten in the framework of the curricular internship, inserted in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education of the University of Minho. The main challenge of this project was to be able to relate, in a profitable way, two domains of learning - reading and movement - which at first sight seem dissociable. The project was efficiently integrated into the three-year group, as the two work domains, essential for this age group, allowed for: on the one hand, calmer moments, where it was important to develop oral language, auditory and visual memory, the valorization of the book and reading as a path that leads the child to strengthen the imagination, vocabulary, emotions and feelings in a pleasurable and meaningful way, on the other, moments that involved the pleasure of the child's movement, through the most different forms (games, circuits, role-plays), which provided the development of abilities and skills like running, jumping and rolling, acquiring cooperative behavior and respect for others, exploring and being aware of the possibilities and limitations of your body and the relationship of your body with different materials and spaces. The difference of the project allowed the pedagogical proposals developed throughout the project and their results to confirm the idea of an articulated curriculum that should integrate several areas and domains of learning. Consequently, they enabled the child to learn differently in essential aspects of its development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57377
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Daniela Gonçalves Silva.pdf6,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID