Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57379
Título: | A multiculturalidade através da música: projeto de intervenção na educação pré-escolar |
Outro(s) título(s): | The multiculturality through music: intervention project in preschool education |
Autor(es): | Mendes, Engrácia Sofia de Sousa |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Multiculturalidade Educação pré-escolar Educação musical Multiculturalism Preschool education Music education |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório, resultado da Intervenção Pedagógica Supervisionada II, incluída no
plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade
do Minho, sob o título A Multiculturalidade através da Música: Projeto de Intervenção na Educação
Pré-Escolar, trata principalmente da importância da educação multicultural no ensino da Educação
Pré-Escolar, a qual foi trabalhada através da música, área fundamental das Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esta temática surge na sequência de observações feitas
às crianças, o seu gosto pela música e curiosidade em saber mais acerca das diferentes culturas.
Os principais objetivos deste projeto foram: ampliar os conhecimentos musicais através de
músicas e instrumentos de diferentes culturas; estimular a exploração de diferentes sons e
instrumentos musicais incutindo o gosto pela música; promover o contacto com demostrações
musicais de diferentes origens culturais e encorajar os comentários das crianças; garantir, em
simultâneo, que as crianças partilhassem conhecimentos, valores, experiências, músicas,
instrumentos e danças específicas de cada cultura, de modo a reconhecerem, respeitarem e
valorizarem as diferenças culturais.
Relativamente à metodologia de investigação utilizada, tive por base a abordagem do
modelo de investigação ação, no qual tive em conta o processo em espiral do ciclo de investigaçãoação.
A recolha de dados foi crucial para a realização do projeto e foram utilizadas notas de campo,
registos de fotografia e áudio e produções das crianças.
Após a intervenção na Educação Pré-Escolar, as crianças mostraram-se muito interessadas
e curiosas, participativas, construíram novos conhecimentos e aprendizagens sobre novas
culturas; o envolvimento parental esteve presente, mantendo a família laços de interesse com o
projeto. Esta intervenção promoveu nas crianças, família e nos adultos da sala a partilha de
conhecimentos, valores, experiências, músicas, instrumentos e danças próprias de cada cultura,
reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças culturais, bem como as suas dimensões
comuns. This report, in consequence of the Supervised Pedagogical Intervention II, included in the curriculum of the Master's in Pre-School Education, at the University of Minho's Education Institute, under the title The Multiculturality through Music: Intervention Project in Preschool Education, deals mainly with the importance of multicultural education in Preschool education, which has been worked through music, fundamental area of the Curricular Orientations for Preschool Education. The main goals of this project were to expand the musical knowledge through music and instruments of different cultures; stimulate and explore the different sounds of musical instruments, encouraging the appreciation for music; Promote interaction with musical demonstrations from different cultural backgrounds and encouraging children's observations; At the same time, ensuring that children share knowledge, values, experiences, music, instruments and specific dances from each culture in order to recognize, respect and value cultural differences. The research methodology used, is based on the approach of the action research model, In which I took in account the process in spyral of the research-action cycle. Data gathering was crucial for the project as well as field notes, photo and audio records and children's productions. After the intervention in the pre-school, the children were very interested curious and participative; they also developed new knowledge and had a new learning experience about new cultures, where parental involvement was present; this kept the families of the children also interested in the project. This intervention promoted, among the children, their families and other adults in the classroom, the sharing of knowledge, values, experiences, songs, instruments and dances of each culture, recognizing, respecting and valuing cultural differences, as well as their common dimensions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57379 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Engrácia Sofia de Sousa Mendes.pdf Acesso restrito! | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.pdf Acesso restrito! | 209,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |