Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57379

TítuloA multiculturalidade através da música: projeto de intervenção na educação pré-escolar
Outro(s) título(s)The multiculturality through music: intervention project in preschool education
Autor(es)Mendes, Engrácia Sofia de Sousa
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveMulticulturalidade
Educação pré-escolar
Educação musical
Multiculturalism
Preschool education
Music education
Data2017
Resumo(s)O presente relatório, resultado da Intervenção Pedagógica Supervisionada II, incluída no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, sob o título A Multiculturalidade através da Música: Projeto de Intervenção na Educação Pré-Escolar, trata principalmente da importância da educação multicultural no ensino da Educação Pré-Escolar, a qual foi trabalhada através da música, área fundamental das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esta temática surge na sequência de observações feitas às crianças, o seu gosto pela música e curiosidade em saber mais acerca das diferentes culturas. Os principais objetivos deste projeto foram: ampliar os conhecimentos musicais através de músicas e instrumentos de diferentes culturas; estimular a exploração de diferentes sons e instrumentos musicais incutindo o gosto pela música; promover o contacto com demostrações musicais de diferentes origens culturais e encorajar os comentários das crianças; garantir, em simultâneo, que as crianças partilhassem conhecimentos, valores, experiências, músicas, instrumentos e danças específicas de cada cultura, de modo a reconhecerem, respeitarem e valorizarem as diferenças culturais. Relativamente à metodologia de investigação utilizada, tive por base a abordagem do modelo de investigação ação, no qual tive em conta o processo em espiral do ciclo de investigaçãoação. A recolha de dados foi crucial para a realização do projeto e foram utilizadas notas de campo, registos de fotografia e áudio e produções das crianças. Após a intervenção na Educação Pré-Escolar, as crianças mostraram-se muito interessadas e curiosas, participativas, construíram novos conhecimentos e aprendizagens sobre novas culturas; o envolvimento parental esteve presente, mantendo a família laços de interesse com o projeto. Esta intervenção promoveu nas crianças, família e nos adultos da sala a partilha de conhecimentos, valores, experiências, músicas, instrumentos e danças próprias de cada cultura, reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças culturais, bem como as suas dimensões comuns.
This report, in consequence of the Supervised Pedagogical Intervention II, included in the curriculum of the Master's in Pre-School Education, at the University of Minho's Education Institute, under the title The Multiculturality through Music: Intervention Project in Preschool Education, deals mainly with the importance of multicultural education in Preschool education, which has been worked through music, fundamental area of the Curricular Orientations for Preschool Education. The main goals of this project were to expand the musical knowledge through music and instruments of different cultures; stimulate and explore the different sounds of musical instruments, encouraging the appreciation for music; Promote interaction with musical demonstrations from different cultural backgrounds and encouraging children's observations; At the same time, ensuring that children share knowledge, values, experiences, music, instruments and specific dances from each culture in order to recognize, respect and value cultural differences. The research methodology used, is based on the approach of the action research model, In which I took in account the process in spyral of the research-action cycle. Data gathering was crucial for the project as well as field notes, photo and audio records and children's productions. After the intervention in the pre-school, the children were very interested curious and participative; they also developed new knowledge and had a new learning experience about new cultures, where parental involvement was present; this kept the families of the children also interested in the project. This intervention promoted, among the children, their families and other adults in the classroom, the sharing of knowledge, values, experiences, songs, instruments and dances of each culture, recognizing, respecting and valuing cultural differences, as well as their common dimensions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57379
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Engrácia Sofia de Sousa Mendes.pdf
Acesso restrito!
4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf
Acesso restrito!
209,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID