Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57382

TítuloInstrumentos de registo da e na vida quotidiana pedagógica do grupo e da criança: uma experiência em jardim de infância
Outro(s) título(s)Record instruments of and in the pedagogical quotidian life of the group and the child: an experience in kindergarten
Autor(es)Pereira, Cristiana Barbosa
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveInstrumentos de registo
Quotidiano pedagógico
Jardim de infância
Record instruments
Pedagogic quotidian
Kindergarten
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Com efeito, resultou da conceção, desenvolvimento e avaliação de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada em contexto, particularmente, de Jardim de Infância (tendo as vinte e uma crianças idades compreendidas entre os quatro e os seis anos). O Projeto consubstanciou-se na significância dos instrumentos de registo da vida quotidiana pedagógica do grupo e da criança (como pode ser o caso dos quadros de presenças, dos quadros do tempo e dos quadros dos aniversários) no contexto da dinâmica da educação pré-escolar, em virtude, peculiarmente, da sua inexistência no contexto de estágio. Neste sentido, substancializou-se na identificação e na criação dos instrumentos de registo da vida do grupo e da criança necessários nesse contexto e no seu uso e na análise do seu conteúdo aquando das vivências do quotidiano pedagógico do grupo e da criança. Numa evidente aproximação à investigação-ação, procurou-se responder à questão: Qual o papel desempenhado pelos instrumentos de registo da vida quotidiana pedagógica do grupo e da criança no contexto da dinâmica da sala onde a intervenção decorreu? Os dados, de natureza qualitativa, foram recolhidos e analisados a partir do ambiente natural do contexto educativo do Jardim, apresentando-se, neste relatório, sob a forma de registos escritos e imagens. Os resultados obtidos indiciaram que, no contexto da dinâmica da sala onde a intervenção decorreu, os instrumentos de registo da vida pedagógica do grupo e da criança, não sendo, evidentemente, fins em si mesmos, contribuíram para a construção de aprendizagens no âmbito da formação pessoal e social, da expressão e da comunicação e do conhecimento do mundo. Tendo-se constatado, a par destes resultados, que a literatura diretamente relacionada com a temática abordada é escassa, quer a nível nacional, quer internacionalmente, julga-se necessária e pertinente a concretização de outras investigações acerca destes instrumentos, que possam suportar e enriquecer a sua utilização.
The Report hereby presented was accomplished in the extent of the Practicum curricular unit of the Master's in Pre-School Education. Consequently, it was the result of the conception, development and evaluation of a Supervised Pedagogical Intervention Project in context, particularly, of Kindergarten (having twenty-one children with ages ranging between four and six years old). The Project consolidated in the significance of the record instruments of the pedagogical quotidian life of the group and of the child (as it can be the case for attendance boards, climate boards and birthday boards) in the context of the dynamics of pre-school education, in virtue, peculiarly, of its absence in the practicum context. In this regard, it substantiated in the identification and creation of the record instruments of the life of the group and the child necessary in that context and in its use and in the analysis of its content whilst the pedagogical quotidian experiences of the group and the child. In a clear approximation to action research, it was sought to answer the question: What is the role played by the record instruments in the pedagogical quotidian life of the group and the child in the context of the dynamics of the room where the intervention took place? Data, of qualitative nature, were collected and analysed from the natural environment of the educative context of Kindergarten, being showcased, in this report, in the form of written reports and images. The obtained results denoted that, in the context of the room dynamics where the intervention took place, the record instruments of the pedagogical life of the group and the child, not being, evidently, delimited by themselves, contributed for the construction of learnings in the scope of the personal and social formation, for the expression and communication and for the knowledge of the world. Having found, along with these results, that the literature directly related with the selected theme is scarce, both nationally and internationally, it is deemed necessary and relevant the development of further research about these instruments, that could support and enrich its application.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57382
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiana Barbosa Pereira_2017.pdf
Acesso restrito!
55,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID