Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57446

TítuloO domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica
Outro(s) título(s)Mastering textual types in Basic Education in Portugal: report of a pedagogical experience
La maitrise des types textuels dans l’école élémentaire au Portugal: rapport d'une expérience pédagogique
Autor(es)Ramos, Catarina
Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveTexto
Tipologia textual
Discurso de divulgação científica mediática
Text
Text typology
Media science dissemination text
Texte
Typologie textuelle
Texte de de diffusion de la science dans les médias
DataDez-2018
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaPerspectiva
CitaçãoRAMOS, C.; RAMOS, R. (2018). O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica. Perspectiva, 36:4, pp. 1419-1436
Resumo(s)Resumo: O presente estudo resultou da investigação e da prática pedagógica no quadro de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico , desenvolvido na Universidade do Minho e em escolas cooperantes. Visa descrever e refletir sobre atividades e estratégias promotoras do conhecimento acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue diferentes tipos textuais; no quadro destes, é dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática, especialmente por contraste com outros géneros. É importante que os alunos desenvolvam estratégias para a compreensão de textos e aumentem o domínio das regras de construção de diferentes tipos de texto, uma vez que estes mostram ter dificuldades, quer na receção/compreensão, quer na produção/estruturação de textos. Para o efeito, este estudo reconhece e fundamenta-se no relevo do conhecimento linguístico, ao nível macrotextual, para a promoção das competências de leitura e escrita. E não ignora que, na formação dos futuros docentes, o conhecimento da composicionalidade textual não pode ser negligenciado.
Abstract This study is the result of a research and a pedagogical practice in the framework of a Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Teaching Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, developed in the University of Minho and in cooperating schools. It aims at describing and discussing about activities and strategies that promote the knowledge about the compositionality of texts, about what defines and distinguishes the different textual types; in the context of these, special attention was given to the genre of media science dissemination, especially in contrast to other genres. It is important for students to develop strategies for understanding texts and to increase the mastery of the rules of construction of different types of text, since they show difficulties in receiving / understanding and in producing / structuring texts. To this end, this study recognizes and is based on the importance of linguistic knowledge, at the macrotextual level, for the promotion of reading and writing skills. And it underlines that in the training of future teachers, the knowledge of textual compositionality cannot be neglected.
Résumé La présente étude est le résultat de recherches et de pratiques pédagogiques dans le cadre d'un Master en enseignement du 1er Cycle de l'Education de Base et du Portugais et de l'Histoire et la Géographie du Portugal dans le 2ème Cycle de l'Education de Base développé à l'Université de Minho et dans des écoles coopérantes. Elle vise à décrire et à réfléchir sur les activités et les stratégies de promotion des connaissances de la compositionnalité des textes, sur ce qui définit et distingue les différentes typologies textuelles. Dans ce contexte, une attention particulière a été accordée au genre de diffusion de la science dans les médias, spécialement par contraposition face à d’autres genres Il est important que les élèves développent des stratégies pour comprendre les textes et pour augmenter la maîtrise des règles de construction des différents types de textes, car ils montrent des difficultés à recevoir / comprendre et à produire / structurer des textes. À cette fin, cette étude reconnaît et s'appuie sur l'importance des connaissances linguistiques, au niveau macrotextuel, pour la promotion des compétences en lecture et en écriture. Et il n'ignore pas que, dans la formation des futurs enseignants, la connaissance de la compositionnalité textuelle ne peut pas être négligée.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57446
DOI10.5007/2175-795X.2018v36n4p
ISSN0102-5473
e-ISSN2175-795X
Versão da editorahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n4p1419/pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ramos e Ramos 2018.pdf532,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID