Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57450
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Anabela | por |
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T10:47:14Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T10:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | Costa, A., & Solé, G. (2017). Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB. In L. Fonseca & I. Vale (Eds.), Atas do 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 (pp. 29-44). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-13-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57450 | - |
dc.description.abstract | Aprender sobre o tempo constitui uma componente essencial na aprendizagem da História, mas é também um modo de localizarmos a nossa própria vivência, conhecendo o passado sem descurar o presente, e desenvolvermos competências para perspetivar e agir no futuro. O presente estudo resultou de um projeto concretizado no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e assume especial relevância no atual contexto, marcado pela influência da tecnologia no modo de vida das sociedades, e em particular, no modo como se acede à informação, sem, por vezes, se construir conhecimento. Conscientes de que aprender sobre o tempo não se cinge à mera aprendizagem de datas, factos ou acontecimentos, foram implementadas atividades cognitivamente desafiadoras, através das quais se procurou compreender o modo como as crianças desenvolvem conceitos de tempo e em que medida a utilização de estratégias e atividades diversificadas favorece a compreensão temporal. As atividades propostas foram inspiradas no modelo de aula-oficina, de cariz socioconstrutivista, e desenhadas com o intuito de permitir aos alunos construir, relacionar e refletir sobre o seu conhecimento, dando-se primazia ao papel dos mesmos como investigadores/historiadores. Os resultados obtidos apontam para um progresso das ideias dos alunos acerca da temporalidade, nomeadamente ao nível da cronologia e mudança. Concluiu-se que a prática de atividades explícitas em torno do conceito de tempo contribui para o desenvolvimento da compreensão temporal. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação histórica | por |
dc.subject | Compreensão temporal | por |
dc.subject | Tempo cronológico | por |
dc.subject | Tempo histórico | por |
dc.subject | Mudança | por |
dc.title | Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.ipvc.pt/sites/default/files/2017_ATAS_CRIA.pdf | por |
oaire.citationConferenceDate | 7 jul. 2017 | por |
sdum.event.title | 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 29 | por |
oaire.citationEndPage | 44 | por |
oaire.citationConferencePlace | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender a pensar sobre o tempo em História.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |