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https://hdl.handle.net/1822/57453
Título: | O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Ramos, Fernanda Solé, Glória |
Palavras-chave: | Educação histórica Genealogias Identidade Temporalidade Consciência histórica |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
Citação: | Ramos, F., & Solé, G. (2017). O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. In L. Fonseca & I. Vale (Eds.), Atas do 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 (pp. 91-112). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. |
Resumo(s): | A presente comunicação visa apresentar resultados de um estudo de caso, desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade do Minho, onde se pretendeu, essencialmente, compreender de que forma se pode propiciar o desenvolvimento da compreensão histórica (passado pessoal e/ou nacional) e temporal, a partir da utilização das genealogias como recurso didático. O desenvolvimento do projeto de investigação e ação pedagógica, que serve de base a esta comunicação, decorreu em duas escolas urbanas de Braga, durante o ano letivo de 2015/2016, tendo como participantes 23 alunos do 1.º ano e 23 alunos do 5.º ano do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, respetivamente. O estudo permitiu atestar a propensão que a estruturação de uma prática pedagógica orientada para a utilização das genealogias, bem como de outras estratégias suscetíveis de articulação com a primeira, prevê ao nível do desenvolvimento de conceitos temporais, imprescindíveis para a evolução gradual da compreensão temporal, e da estruturação da identidade, contribuindo para a valorização da individualidade dos alunos, enquanto elementos pertencentes a um primeiro núcleo coletivo - uma família - e a uma comunidade mais alargada - uma nação -, onde, em ambos os casos, se correlacionam dimensões temporais que se estendem para além da sua própria vida. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57453 |
ISBN: | 978-989-8756-13-8 |
Versão da editora: | http://www.ipvc.pt/sites/default/files/2017_ATAS_CRIA.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |