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TítuloO potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Ramos, Fernanda
Solé, Glória
Palavras-chaveEducação histórica
Genealogias
Identidade
Temporalidade
Consciência histórica
DataDez-2017
EditoraInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
CitaçãoRamos, F., & Solé, G. (2017). O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. In L. Fonseca & I. Vale (Eds.), Atas do 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2017 (pp. 91-112). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Resumo(s)A presente comunicação visa apresentar resultados de um estudo de caso, desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade do Minho, onde se pretendeu, essencialmente, compreender de que forma se pode propiciar o desenvolvimento da compreensão histórica (passado pessoal e/ou nacional) e temporal, a partir da utilização das genealogias como recurso didático. O desenvolvimento do projeto de investigação e ação pedagógica, que serve de base a esta comunicação, decorreu em duas escolas urbanas de Braga, durante o ano letivo de 2015/2016, tendo como participantes 23 alunos do 1.º ano e 23 alunos do 5.º ano do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, respetivamente. O estudo permitiu atestar a propensão que a estruturação de uma prática pedagógica orientada para a utilização das genealogias, bem como de outras estratégias suscetíveis de articulação com a primeira, prevê ao nível do desenvolvimento de conceitos temporais, imprescindíveis para a evolução gradual da compreensão temporal, e da estruturação da identidade, contribuindo para a valorização da individualidade dos alunos, enquanto elementos pertencentes a um primeiro núcleo coletivo - uma família - e a uma comunidade mais alargada - uma nação -, onde, em ambos os casos, se correlacionam dimensões temporais que se estendem para além da sua própria vida.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57453
ISBN978-989-8756-13-8
Versão da editorahttp://www.ipvc.pt/sites/default/files/2017_ATAS_CRIA.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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