Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57756
Título: | Música e dança na era barroca: perspetivas da sua aplicabilidade no Ensino das Ciências Musicais |
Outro(s) título(s): | Music and dance in the baroque era: perspectives of its applicability in the teaching of musical sciences |
Autor(es): | Sabino, Carla Sofia Magalhães Moreira |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Dança Ensino da música Ciências musicais Formação musical História da cultura e das artes Dance Music teaching Musical sciences Musical training History of culture and arts |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi elaborado o
presente relatório de estágio, no intuito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do
percurso formativo que integra o Mestrado em Ensino da Música, revelando estratégias e
metodologias diversificadas no Ensino das Ciências Musicais. Sob o título “Música e dança na era
barroca – perspetivas da sua aplicabilidade no Ensino das Ciências Musicais”, o projeto foi
aplicado no Conservatório do Vale do Sousa em Lousada, nas disciplinas de História da Cultura e
das Artes e Formação Musical, em turmas de diferentes níveis.
Neste projeto, os objetivos direcionam-se para três vetores essenciais no campo de estudo
selecionado. O primeiro, a música e a dança como motivação para a aprendizagem nas disciplinas
de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. O segundo enquanto conteúdo de
aprendizagem de eleição e um terceiro vetor considerando a música e a dança como um elemento
potenciador de interpretações com proficiência artística.
Partindo da problemática do ensino das Ciências Musicais nos Conservatório de Ensino
Especializado, construiu-se uma filosofia de ensino que se traduziu na valorização de um conteúdo
programático pouco discutido na sala de aula, a dança.
Assim, os objetivos específicos do presente projeto de intervenção centraram-se na lecionação dos
conteúdos de aprendizagem das disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação
Musical no contexto da dança.
As estratégias, metodologias e recursos alicerçaram-se nos conteúdos relacionados com a música
e com a dança. À luz da literatura procurou-se transpor barreias e ideias pré-concebidas acerca da
lecionação dos conteúdos nas disciplinas em questão e arquitetar novos significados e imagens da
música e da dança na história da música ocidental. Na prática pedagógica destacou-se nos alunos
o interesse pelas danças históricas, nomeadamente as danças do período barroco, constituindo
um entendimento melhorado das obras que interpretam no seu instrumento e simultaneamente
conferiu um entendimento empírico consolidado na abordagem da dança enquanto conteúdo
programático.
Com este projeto os alunos obtiveram conhecimentos em conteúdos que não fazem parte do
currículo de forma explicita, proporcionando uma aprendizagem significativa de acordo com os
objetivos propostos. As part of the Supervised Pedagogical Intervention Project was written the present report with the objective to reflect about the work developed along the formative course which integrates the Master in Musical Teaching, revealing diverse strategies and methodologies in the teaching of musical sciences. With the title “Music and dance in the baroque era - perspectives of its applicability in the teaching of musical sciences", the project was applied in Conservatório Vale do Sousa, in Lousada, in the subjects History of Culture and arts and Musical Training, in classes of diferente levels. In this project, the main objectives were directed for three essentials vectors in the field of study that was selected. The first, the music and the dance as motivation for the learning in the subjects of History of Culture and arts and Musical Training; the second while content of learning of election and the third vector, considering the music and the dance as an enhancer element of interpretation with artistic proficiency Starting from the problematic about the teaching of musical sciences in the conservatories of specialized teaching, it was built a teaching’s philosophy that if reflected in the appreciation of a somewhat discussed content program in the classroom, the dance. Like this, the specifics objectives of the presente project of intervention, were centered in the teaching of learning contents of the subjects History of Culture and arts and Musical Training, in dance context. The strategies, methodologies and resources was based in the content that are related with the music and with the dance. By the light of literature was sought overcome barriers and preconceived ideas about teaching of contentes in the subjects in analysis and construct new meanings and images of music and of dance in History of Western music. In the pedagogical practice stood out in the pupils the interesse by historical dances in particular the dances of the Baroque period, constituting an understanding of the works they interpret in their instrument and simultaneously conferred a consolidated empirical understanding on the dance approach as programmatic content. With this project, the students obtained the knowledge in contents that aren’t part of the curriculum explicitly, providing a meaningful learning in accordance with the objectives proposed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57756 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Sofia Magalhães Moreira Sabino.pdf Acesso restrito! | 4,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |