Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57756

TítuloMúsica e dança na era barroca: perspetivas da sua aplicabilidade no Ensino das Ciências Musicais
Outro(s) título(s)Music and dance in the baroque era: perspectives of its applicability in the teaching of musical sciences
Autor(es)Sabino, Carla Sofia Magalhães Moreira
Orientador(es)Lessa, Elisa
Palavras-chaveDança
Ensino da música
Ciências musicais
Formação musical
História da cultura e das artes
Dance
Music teaching
Musical sciences
Musical training
History of culture and arts
Data2017
Resumo(s)No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório de estágio, no intuito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo que integra o Mestrado em Ensino da Música, revelando estratégias e metodologias diversificadas no Ensino das Ciências Musicais. Sob o título “Música e dança na era barroca – perspetivas da sua aplicabilidade no Ensino das Ciências Musicais”, o projeto foi aplicado no Conservatório do Vale do Sousa em Lousada, nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e Formação Musical, em turmas de diferentes níveis. Neste projeto, os objetivos direcionam-se para três vetores essenciais no campo de estudo selecionado. O primeiro, a música e a dança como motivação para a aprendizagem nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. O segundo enquanto conteúdo de aprendizagem de eleição e um terceiro vetor considerando a música e a dança como um elemento potenciador de interpretações com proficiência artística. Partindo da problemática do ensino das Ciências Musicais nos Conservatório de Ensino Especializado, construiu-se uma filosofia de ensino que se traduziu na valorização de um conteúdo programático pouco discutido na sala de aula, a dança. Assim, os objetivos específicos do presente projeto de intervenção centraram-se na lecionação dos conteúdos de aprendizagem das disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no contexto da dança. As estratégias, metodologias e recursos alicerçaram-se nos conteúdos relacionados com a música e com a dança. À luz da literatura procurou-se transpor barreias e ideias pré-concebidas acerca da lecionação dos conteúdos nas disciplinas em questão e arquitetar novos significados e imagens da música e da dança na história da música ocidental. Na prática pedagógica destacou-se nos alunos o interesse pelas danças históricas, nomeadamente as danças do período barroco, constituindo um entendimento melhorado das obras que interpretam no seu instrumento e simultaneamente conferiu um entendimento empírico consolidado na abordagem da dança enquanto conteúdo programático. Com este projeto os alunos obtiveram conhecimentos em conteúdos que não fazem parte do currículo de forma explicita, proporcionando uma aprendizagem significativa de acordo com os objetivos propostos.
As part of the Supervised Pedagogical Intervention Project was written the present report with the objective to reflect about the work developed along the formative course which integrates the Master in Musical Teaching, revealing diverse strategies and methodologies in the teaching of musical sciences. With the title “Music and dance in the baroque era - perspectives of its applicability in the teaching of musical sciences", the project was applied in Conservatório Vale do Sousa, in Lousada, in the subjects History of Culture and arts and Musical Training, in classes of diferente levels. In this project, the main objectives were directed for three essentials vectors in the field of study that was selected. The first, the music and the dance as motivation for the learning in the subjects of History of Culture and arts and Musical Training; the second while content of learning of election and the third vector, considering the music and the dance as an enhancer element of interpretation with artistic proficiency Starting from the problematic about the teaching of musical sciences in the conservatories of specialized teaching, it was built a teaching’s philosophy that if reflected in the appreciation of a somewhat discussed content program in the classroom, the dance. Like this, the specifics objectives of the presente project of intervention, were centered in the teaching of learning contents of the subjects History of Culture and arts and Musical Training, in dance context. The strategies, methodologies and resources was based in the content that are related with the music and with the dance. By the light of literature was sought overcome barriers and preconceived ideas about teaching of contentes in the subjects in analysis and construct new meanings and images of music and of dance in History of Western music. In the pedagogical practice stood out in the pupils the interesse by historical dances in particular the dances of the Baroque period, constituting an understanding of the works they interpret in their instrument and simultaneously conferred a consolidated empirical understanding on the dance approach as programmatic content. With this project, the students obtained the knowledge in contents that aren’t part of the curriculum explicitly, providing a meaningful learning in accordance with the objectives proposed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57756
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Sofia Magalhães Moreira Sabino.pdf
Acesso restrito!
4,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID