Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57798

TítuloAvaliação de competências no ensino superior: um estudo com estudantes de enfermagem
Autor(es)Ribeiro, Leandro Manuel Santos
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveEnsino superior
Plano curricular
Ensino clínico
Competências
Higher education
Curricular plan
Clinical teaching
Competencies
Data2018
Resumo(s)A sociedade atual está em constante evolução e é cada vez mais exigente no que concerne as várias competências de cada profissão. No domínio da saúde, mais particularmente da enfermagem, que é um dos seus pilares, não importa qual seja o país, as exigências sociais são cada vez mais sentidas pelos profissionais. Na Suíça, país de realização deste estudo, há uma grande evasão de enfermeiros e um grande número apresenta queixas de burnout, sendo um dos países que mais enfermeiros importa. Ao longo da sua formação inicial, nomeadamente, na componente dos Ensinos Clínicos (EC), os estudantes de enfermagem (EE) devem ter desenvolvido competências capazes de enfrentar, as problemáticas do futuro. Assim, a nossa problemática situa-se no coração deste paradoxo pois, por um lado, os estudantes têm no seu plano curricular uma componente de EC, em que permanecem nos contextos da prática e, por outro lado, quando já formados, acabam por abandonar a profissão. A qualidade das aprendizagens, o meio em que são inseridos os EE e, ainda, o Plano Curricular (PC) que é utilizado deverão permitir aos futuros enfermeiros o desenvolvimento de competências profissionais necessárias aos cuidados hospitalares suíços. Deste modo, conhecer a perceção dos estudantes relativamente ao último EC que frequentaram, bem como, as suas expectativas e as competências que mais e menos desenvolveram, tornou-se o foco deste trabalho, traduzido nas seguintes questões: como percecionam os atuais EE o Ensino Clínico (EC) que lhes é proporcionado? O que deverá ser alterado, nos planos curriculares, para que as competências que devem ser atingidas no fim do EC o sejam de facto? Que desafios enfrentam as Instituições de Ensino Superior (IES) e os contextos profissionais para o desenvolvimento do perfil profissional do enfermeiro? O principal instrumento de recolha de dados foi um inquérito por questionário, (IQ) respondido por 123 estudantes de enfermagem de uma IES. Os dados foram tratados em SPSS (Statistical Package for Social Sciences, versão 21) e analisados recorrendo à estatística descritiva. O PC do curso e o perfil do enfermeiro, foram documentos que a IES nos forneceu e analisámos previamente à construção do IQ. No final, realizámos uma entrevista informal ao diretor do departamento de enfermagem da IES para que, ao mesmo tempo que lhe apresentávamos os resultados, nos ajudasse a refletir sobre eles, uma vez que a IES contaria com eles para alteração do Plano Curricular, sobretudo na componente de EC. Os resultados mostram que os inquiridos têm uma perceção muito positiva quanto à qualidade do último EC que realizaram. Contudo, existem alguns pontos que merecem reflexão e ação, tais como, o trabalho em binôme enfermeiro-assistente de enfermagem, a presença do Professor da IES, a duração de EC e, ainda, a articulação entre o que é aprendido e o que é praticado no EC. A competência de expert em cuidados é a mais difícil de desenvolver. O tempo de integração é, em média, de uma semana e as expectativas iniciais nem sempre correspondem ao EC frequentado. Estes resultados permitem-nos fazer algumas recomendações à IES, assim como, algumas proposições ao PC de enfermagem desta IES, que será implementado em 2019.
Society is in permanent evolution and makes more and more demands, concerning the various competences of each profession. In the field of health, particularly nursing, which is one of its pillars, no matter what country, social demands are also felt by professionals. In Switzerland, context where this study was carried out, there is a great number of nurses evading and a large number of burnout complaints, being one of the countries that more imports nurses. During their initial training, namely, in the component of Clinical Teaching (CT), nursing students (NS) should have developed competences to face the problems of the future. Thus, our problem lies at the heart of this paradox because, on the one hand, students attend a curricular plan with a component of CT, in the contexts of the practice and, on the other hand, when graduated, they leave the profession. The quality of the learning, the environment in which the NS learn and practice, as well as the Curricular Plan (CP) that is followed are due to future nurses developing the professional skills, demanded by Switzerland’s hospitals. So, to know the students' perception about the last CT they attended, as well as their expectations and the skills they consider more and less developed, became the focus of this research, whose questions: how do NS perceive the current CT, just provided to them? What should be changed in the curriculum, in order to achieving the skills at the end of the CT? What challenges do Higher Education Institutions (HEI) and professional contexts face for the development of the nurses’ professional profile? The main instrument for data collection was a questionnaire survey (QS), answered by 123 NS from an HEI. Data were treated in SPSS (Statistical Package for Social Sciences, version 23) and analyzed using descriptive statistics. The PC of the course and the nurse's profile were documents that the IES provided and we analyze before the construction of the QS. Finally, we conducted an informal interview with the Head of the nursing department of the HEI, in order to discuss and reflect about the results, since the Institution would rely on these results to change the Curricular Plan, especially in the CT component. The results show that respondents have a very positive perception about the quality of the last CT they performed. However, there are some points that deserve reflection and action, such as, peer work nurse-assistant nursing, the presence of the HEI Professor, the duration of CT, and also the articulation between what is learned and what is required to the practice. The competence expert in care, is the most difficult to develop. The integration time is, on average, one week and the initial expectations do not always correspond to the CT attended. These results suggest some take home messages to the HEI, as well as to make some proposals to the Nursing PC of this HEI, which will be implemented in 2019.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57798
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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