Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57811

TítuloO Facebook e as interações online entre alunos na aprendizagem de Informática Aplicada
Autor(es)Teixeira, Manuel
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveInteração entre alunos
Facebook
Sala de aula invertida
B-learning
Aprendizagem em rede
Informática aplicada
Interaction among students
Flipped classroom
Network learning
Applied informatics
Data2018
Resumo(s)Os espaços virtuais proporcionados pela internet, nomeadamente as redes socias virtuais, possibilitam às pessoas estarem presentes virtualmente em tempos e espaços diferentes. Atualmente, é um facto as pessoas associarem as redes sociais digitais às suas vivências e instantaneamente se comunicam, partilham informações, aprendizagem e atividades de lazer. Os alunos e professores também estão inseridos nas redes sociais virtuais e facilmente criam laços de interação social. É importante o professor servir-se das potencialidades das redes sociais virtuais e estudar estratégias de interação entre os alunos nestes espaços de forma a potenciar o processo de ensino e aprendizagem em tempos e espaços diferentes. Neste contexto, estudamos a intensificação das interações entre os alunos no ensino e na aprendizagem da disciplina de Informática Aplicada, mediante um grupo virtual no Facebook, em articulação com a estratégia de sala de aula invertida e b-learning. O enquadramento teórico deste estudo aborda o ensino e aprendizagem na sala de aula presencial e no ambiente virtual de aprendizagem no sentido de explorar as potencialidades das duas modalidades de ensino. Contextualizou-se as tecnologias digitais móveis e as redes sociais virtuais com realce para o telemóvel e o Facebook. Abordamos a teoria de aprendizagem denominada conetivismo de forma a percebemos como ocorre a aprendizagem em rede, principalmente em redes informais. Por fim, fundamentou-se o uso de metodologias ativas para orientar a aprendizagem no ensino presencial e online, tendo como foco para este estudo a estratégia de sala de aula invertida. Para implementar o uso do Facebook em articulação com a estratégia de sala de aula invertida e blearning, criou-se um projeto denominado Informática Aplicada em Rede, e neste projeto elaborou-se uma planificação que serviu de suporte às aulas no grupo virtual do Facebook. A metodologia foi de âmbito qualitativo, mais particularmente o estudo de caso. Os participantes do estudo foram os alunos dos cursos de Ensino de Química e Ensino de Física matriculados no 1º ano no ano letivo de 2018 no ISCED-Huíla. Os dados foram recolhidos no portefólio digital do grupo do Facebook que serviu de diário de bordo. Para o tratamento, organização e apresentação dos dados utilizou-se os programas informáticos UCINET e NetDraw para análise estrutural das redes sociais com base em medidas sociométricas. Os resultados obtidos permitiram-nos perceber que a intensificação das interações entre alunos numa aula virtual supera as interações somente na sala de aula presencial. Com efeito, verificou-se que o Facebook, em articulação com a estratégia de sala de aula invertida e b-learning, altera a ação dos alunos no sentido de interagirem com outro aluno e buscar aprendizagem por meio da rede, em qualquer hora e em qualquer lugar e também navegar pela rede em busca de informações que transformam em conhecimentos.
The virtual spaces provided by the internet, namely virtual social networks, enable people to be present in virtually different times and spaces. Nowadays, it is a fact that people associate digital social networks with their experiences and instantly communicate, share information, learn and participate in leisure activities. Students and teachers are also embedded in virtual social networks and easily create ties of social interaction. It is important for the teacher to use the potentialities of virtual social networks and to study strategies of interaction among students in these spaces in order to enhance the teaching and learning process in different times and spaces. In this context, we study the intensification of interactions between students in the teaching of Applied Informatics, through a virtual group on Facebook, in articulation with the strategy of flipped classroom and b-learning. The theoretical framework of this study deals with teaching and learning in the classroom and in the virtual learning environment in order to explore the potentialities of the two teaching modalities. Mobile digital technologies and virtual social networks with mobile phone enhancement and Facebook have been contextualized. We approach the theory of learning called connectivism in order to perceive how network learning occurs, especially in informal networks. Finally, the use of active methodologies to guide learning in face-to-face and online teaching was based on the flipped classroom strategy. To implement the use of Facebook in articulation with the classroom and b-learning strategy, a project called Applied Computer Networking was created, and in this project a plan was designed and served as support to the classes in the virtual group of Facebook. The methodology was qualitative in scope, more specifically, a case study was used. The study participants were 1st year teacher trainees at ISCED-Huíla, enrolled in the courses of Chemistry and Physics in 2018. The data were collected in the Facebook group’s digital portfolio that served as the logbook. For data analysis, organization and presentation, the UCINET and NetDraw software were used for structural analysis of social networks based on sociometric measures. The results obtained allowed us to perceive that the intensification of the interactions between students in a virtual classroom outweighs the interactions that occur in traditional face-to-face classrooms. In effect, it has been found that Facebook, in articulation with the flipped classroom and b-learning strategy, changes the students’ actions in order to interact with another student and to search for learning through the network, at any time and in anywhere and also browse the network in search of information that transforms knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologias Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57811
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Teixeira.pdf4,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID