Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57966
Título: | À procura da Fé: as fontes visuais e verbais na construção do conceito de Peregrinação Medieval com alunos do 10º ano do ensino secundário. |
Autor(es): | Martins, Catarina da Silva |
Orientador(es): | Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves |
Palavras-chave: | História Idade Média Peregrinação Fontes primárias Ideias tácitas Ensino secundário History Middle ages Pilgrimage Primary sources Tacit ideas High school |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este relatório descreve o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), desenvolvido na disciplina de História A, numa turma de 10ºano de escolaridade, na escola secundária D. Maria II em Braga. Após a observação de aulas no ensino secundário, tornou-se visível a necessidade de analisar, com mais ponderação, os modos como os alunos interpretam as fontes visuais e verbais. Esta carência deriva do facto de neste nível de ensino, ter-se uma expetativa sobre um certo nível de literacia face às fontes primárias de vária natureza e linguagem. O estudo foca-se na leitura e interpretação de fontes visuais e verbais, centrado no tema “Peregrinação Medieval”, e também nas ideias tácitas dos alunos sobre este fenómeno, de modo a pretendermos dar resposta à seguinte questão: Qual é a importância das fontes visuais e verbais na construção do conceito de Peregrinação Medieval? De modo a atingir este propósito foram dados três passos de recolha de dados com os seguintes instrumentos: Questionário (Q1- Peregrinações Medievais- ideias tácitas); Ficha de Trabalho 1 -Mapas e imagens – Peregrinações na Idade Média; Ficha de Trabalho 2- Textos Historiográficos). Ambas as fichas de trabalho desafiavam os alunos a ler diferentes tipos de fontes históricas. This report describe the Pedagogical Intervention Project (PIPS), implemented in the course - History A, class-10º grade in a high school sited in Braga. After observing some classes, it become visible the need to analyse more carefully the ways students interpret visual and verbal sources since the level of literacy was insufficient considering this grade of schooling. The study focus on the reading and interpretation of visual and verbal sources, focusing the historical subject “Medieval Pilgrimages” and also the students’ tacit ideas on this phenomena. We intend to look for answers to the following question: What is the importance of visual and verbal sources in the construction of the concept of Medieval Pilgrimage? To pursuit this purpose we collected information from students' ideas through the followings steps and related data collect instruments: 1. Questionnaire (Q1 - Medieval Pilgrimages- tacit ideas), Work sheet 1- Maps and images - Pilgrimages in the Middle Ages, and finally, the Work sheet 2- Historiographic texts. Both works sheets intend to challenge students to read and interpret different types of historical evidences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57966 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Catarina Martins - Ensino de História.pdf Acesso restrito! | 985,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |