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dc.contributor.advisorPereira, Maria do Céu de Melo Estevespor
dc.contributor.authorSousa, Rosa Maria Mendes Jácome depor
dc.date.accessioned2019-01-10T12:34:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58005-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio de Intervenção Pedagógica Supervisionado tem como finalidade apresentar o contexto teórico e metodológico de implementação de dois estudos realizados nas seguintes disciplinas: História da Cultura e das Artes e Geografia A, respetivamente, numa turma do 1º ano do curso Técnico de Turismo do Ensino Profissional e numa turma do 7º ano de escolaridade do 3º ciclo. Ambos podem ser incluídos no amplo domínio da Cultura e Literacia Visual Histórica e Geográfica. Com este estudo pretendia-se responder às seguintes questões: “Qual é a leitura interpretativa e contextualizada que os alunos fazem dos retratos renascentistas?”; “Qual é o tipo de literacia visual que os alunos do 7º ano de escolaridade apresentam perante fotografias sobre riscos e catástrofes naturais?” Para tal, ambos estudos se desenvolveram em torno dos tipos de argumentos que os alunos teceram a partir da fruição de obras de arte, especificamente, retratos, na disciplina de História da Cultura e das Artes e de fotografias na disciplina de Geografia A. Como instrumentos de recolha de dados foram aplicadas fichas de trabalho realizadas em contexto de aula. A análise dos resultados, de natureza quantitativa, descritiva e essencialmente qualitativa, incidiu sobre cada retrato e cada fotografia e as respetivas questões. Por fim, procuramos refletir sobre o processo de compreensão, análise, interpretação e fruição estética nas disciplinas de História e Cultura das Artes e Geografia, como tal, esperamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para a reflexão e consequente melhoria das práticas pedagógicas no ensino.por
dc.description.abstractThe purpose of this report is to present the theoretical and methodological context of two studies implemented in the following disciplines: History of Culture and Arts and Geography A, respectively, in a class of the 1st year of the Teaching Tourism Technical Course Professional and in a group of the 7th grade of the 3rd cycle. Both can be included in the broad field of Culture and Historical and Geographical Visual Literacy. The purpose of this study was to answer the following questions: "What is the interpretive and contextualized reading that students make of Renaissance portraits?” "What kind of visual literacy do 7th graders present with photographs of hazards and natural disasters?" To that end, both studies have developed around the types of arguments students have made from the enjoyment of works of art, specifically, portraits, in the discipline of History of Culture and Arts and photographs in the discipline of Geography A. As data collection instruments, work sheets were used in class context. The analysis of results, quantitative, descriptive and essentially qualitative, focused on each portrait and each photograph and the respective issues. It is our objective to reflect on the process of comprehension, analysis, interpretation and aesthetic enjoyment in the subjects of History and Culture of Arts and Geography, as such we hope that the conclusions of this study can contribute to the reflection and consequent improvement of pedagogical practices in teaching.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLiteracia visualpor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectRenascimentopor
dc.subjectRiscos e catástrofespor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectVisual literacypor
dc.subjectImagespor
dc.subjectRenaissancepor
dc.subjectRisks and catastrophespor
dc.subjectStudentspor
dc.titleA importância do retrato como espelho de uma sociedade: um estudo de interpretação de retratos do renascimento: a importância da fotografia na aprendizagem de riscos e catástrofes naturaispor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202129403por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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