Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58109

TítuloA aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais: contributos do Projeto Curricular Integrado
Autor(es)Correia, Ana Bárbara Rodrigues
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveAprendizagem ooperativa
Competências sociais
Projeto Curricular Integrado
Learning
Cooperative
Social competences
Curricular Integrated Project
Data2018
Resumo(s)De acordo com os pressupostos de uma metodologia de investigação-ação e o desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado, tendo por base uma abordagem pedagógica assente na aprendizagem cooperativa, o presente relatório retrata o projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido num grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo, ao longo da Prática de Ensino Supervisionado II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Apresenta como principal objetivo averiguar o impacto da Aprendizagem Cooperativa na promoção de competências sociais. Mediante o exposto, o presente relatório surgiu face a uma observação direta, da qual se atentou à escassez de hábitos de trabalho de grupo e a uma reduzida manifestação de competências sociais relacionadas com a cooperação, o respeito e a entreajuda, que na sua ausência ou falta de sistematização criavam situações de conflito interpessoal entre as crianças. Como tal, foram trabalhados alguns métodos de Aprendizagem Cooperativa sugeridos por Lopes e Silva (2009), uma vez que estes autores defendem que a sua aplicação em educação formal, possibilita uma evolução do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança. Importa ainda referir que as intervenções realizadas tiveram o seu enquadramento na construção, desenvolvimento e avaliação de um Projeto Curricular Integrado, que se distingue por ser uma ferramenta curricular que pressupõe um papel ativo, por parte dos alunos, na edificação do conhecimento escolar. O principal objetivo do projeto baseou-se na descoberta e conhecimento da cultura local. Nesta ótica, o contexto educativo deve fomentar o crescimento holístico das crianças, pelo que, no decorrer do referido projeto, tentamos perspetivar diferentes atividades e estratégias de ensino e aprendizagem, que proporcionassem às crianças a construção de conteúdos ligados à cultura e às diferentes áreas do conhecimento, de forma integrada e significativa. Face às evidências e resultados obtidos, é possível afirmar que apesar de ter sido implementado num período de tempo considerado relativamente curto, o projeto investigativo teve um impacto positivo, na medida em que os resultados revelam-nos uma gradual evolução na aquisição de competências sociais nos alunos.
Based on the propose of a methodology of investigation-action and the development of a Curricular Integrated Project, based on a pedagogical cooperative approach, the present report relates the investigation project and intervention developed in a group of children of the 3rd year from the 1st cycle, during the practice of supervision of education II, integrated in the Study Plan of the Master Degree in Educational Preschool and Education of the 1st year of the Cycle of Basic Teaching, from the Instituto de Educação da Universidade do Minho. Presented is the main objective to investigate the impact of the Cooperative learning in the promotion of social skills. According what previous stated, the present report is the result of a direct observation, in which was aware the lack of group habits and a reduced manifestation of social skills related to the cooperation, the respect and the mutual help, that in the absence of it or its systemization created situations of conflict on the children. So, it were explored some methods of Cooperative Learning suggested by Lopes e Silva (2009), once that this authors suggest that its application in formal learning, allows a evolution of the process of teaching and learning and the development of the child. It is also important to refer that the interventions realized had its framing on the building, development and evaluation of a Integrated curricular Project, that distinguishes himself for being a curricular tool that states that an active presence of the students on the building of the knowledge acquired on the school. The main objective was based on the discovery and knowledge of the local culture. On this approach, the educational context must foment the holistic growing of the children, that on the curse of the mentioned project, we have tried to explore different activities and strategies, that allowed the children to build the contents related to the culture and to its different areas of knowledge in integrated way and meaningful. As a behalf of the results obtained, it is possible to confirm that although it was implemented on a very short period of time, the project had a positive impact, as the results have shown a gradual improvement on the acquisition of social competences on the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58109
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Bárbara Rodrigues Correia.pdf5,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID