Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58119

TítuloO século xxi e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia
Outro(s) título(s)The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy
Autor(es)Carvalho , Liliana Sofia Oliveira
Orientador(es)Manso, Artur
Palavras-chaveDidática
Pedagogia
Ensino
Aprendizagem
Metodologia
Filosofia
Didactics
Pedagogy
Teaching
Learning
Methodology
Philosophy
Data2018
Resumo(s)O presente trabalho constitui o Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2016/2017, na Escola Secundária de Barcelos, numa turma de 11º ano pertencente ao curso de Ciências e Tecnologias, e intitula-se “O século XXI e a emergência de uma nova didática para o ensino da Filosofia”. A questão que nos propusemos investigar foi: O século XXI implica (ou não) uma necessidade de renovação das didáticas no ensino da Filosofia?, sendo que o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado foi construído para responder a essa questão, incidindo a aplicação do mesmo na lecionação dos conteúdos referentes ao “Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico” que está contido na «Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica». Neste relatório expomos as orientações teóricas que serviram de base ao projeto, bem como a sua aplicação na prática letiva nas aulas de Filosofia, e está dividido em quatro capítulos: Capítulo I que trata da apresentação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), contexto e caraterização, da sua aplicação; no Capítulo II apresenta-se a fundamentação teórica do PIPS, dividida em quatro pontos: o contexto da Escola no século XXI e os adolescentes do novo milénio; o Ensino da Filosofia e a Problemática da Tecnologia; a emergente renovação Didática no ensino da Filosofia; a prática metodológica do ensino da Filosofia: o ponto de vista dos alunos e o trabalho dos professores; no Capítulo III descreve-se a aplicação do PIPS; no Capítulo IV procede- se à Avaliação dos resultados obtidos a partir dos Questionários e Fichas de Trabalho. Inclui, ainda, uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e um conjunto de anexos.
The following project constitutes the Internship Report of the Master's Degree in Philosophy for Secondary Education, which was held in the academic year 2016/2017, at the Escola Secundária de Barcelos, in an 11 grade class of the Science and Technology course, and is entitled th “The 21st century and the emergence of a new direction for the teaching of Philosophy”. The question we proposed to investigate was: Does the 21st century imply (or not) a need for renewal of the teachings in the subject of Philosophy?, and the Supervised Pedagogical Intervention Project was built to answer this question, focusing it’s application in the teaching of the contents of "Tema 2: Estatuto do Conhecimento Científico" inserted in the "Unidade IV: O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica". In this report we demonstrated the theoretical orientations that served as a basis for our project, as well as its application in teaching practice in Philosophy classes, and it’s divided into four chapters: Chapter I deals with the presentation of the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) and the context, and characterization, of its application; in Chapter II we present the theoretical basis of the PIPS, divided in four points: the context of the School in the twenty-first century and the adolescents of the new millennium; the Teaching of Philosophy and the Problem of Technology; the emerging didactic renewal in the teaching of Philosophy; and the methodological practice of Philosophy teaching: the perspective of students and the work of teachers; Chapter III describes the application of PIPS; and in Chapter IV we proceed to the Evaluation of the results obtained from the Questionnaires and Worksheets. It also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of annexes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58119
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana Sofia Oliveira Carvalho.pdfRelatório de Estágio813,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID