Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58197

TítuloO pensamento espacial em crianças dos 3 aos 5 anos: a posição relativa
Autor(es)Nunes, Ana Isabel Maia
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveSentido espacial
Posição no espaço
Posição relativa no espaço
Spatial sense
Mathematical communication
Position in space
Data2018
Resumo(s)Este relatório tem como objetivo explorar e conhecer melhor o pensamento espacial de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Para tal pretende responder a três questões de exploração: 1) Quais os conhecimentos prévios das crianças quanto à posição relativa? 2) De que forma as crianças descrevem o meio e conseguem reter essa informação? 3) Como se posiciona a criança em relação ao meio envolvente? Este estudo integra como participantes um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, de um jardim-de-infância da cidade de Braga. Foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo, com contornos de investigação ação, contemplando uma intervenção de 8 sessões, com uma discussão e uma tarefa em cada. Nestas sessões foram através propostas várias atividades com o intuito de desenvolver o sentido espacial, nomeadamente: dentro/fora; em cima/baixo; à frente/atrás; ao lado; esquerda/direita. Após a realização deste projeto é possível destacar como principais resultados a melhoria da descrição da localização de objetos e pessoas; melhoria da perceção de posição no espaço; a melhoria das capacidades espaciais das crianças; a melhoria da comunicação matemática. As crianças de 3 e 4 anos demonstraram dificuldades na distinção dos últimos conceitos abordados neste projeto, a esquerda e direita, não as incluindo no seu discurso corrente após as sessões. As crianças de 5 anos, no final das sessões conseguiam distinguir a esquerda da direita e, inclusive quando se perguntava qual era o lado esquerdo/direito de uma pessoa que estivesse de frente para elas, utilizando estes conceitos no seu discurso. Por fim, o sentido espacial das crianças parece conseguir ser desenvolvido desde cedo nas crianças de 3, 4 e 5 anos.
This report aims to explore and better understand the spatial sense of children between the ages of 3 and 5, through various proposals of activity with the aim of developing this same meaning. It also aims to answer three exploration questions: 1) At what level is the children's spatial thinking prior to the experiment? 2) How do children describe the environment, and can they retain this information? 3) How does the child understand her position in relation to the environment? This study includes as participants a group of 25 children between the ages of 3 and 5 years old of a kindergarten in the city of Braga. A methodology of qualitative character, with contours of action investigation, was adopted, contemplating 8 sessions, with a discussion and a task in each. In these sessions various activities were proposed with the purpose of developing the spatial sense, such as: inside/outside; up/down; forward/backward; next to; left/right. After finishing this project, it is possible to highlight as main results the improvement on the description of the location of objects and people; improvement in the perception of position in space; improvement of the children's spatial capabilities; and improvement of mathematical communication. The children of 3 and 4 years of age showed some difficulty in distinguishing the last concepts addressed in this project, left and right, not including them in their everyday speech after the sessions. At the end of the sessions, the 5-year-old children could distinguish the left from the right, and even when they were mirrored (for example, when one wondered which side was left/right of a person facing them), using these concepts in their speech. Finally, children's spatial sense can be developed early, and there is no noticeable difference in the exploration and understanding of most concepts in children of 3, 4 and 5 years old.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Maia Nunes.pdf4,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID