Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58197
Título: | O pensamento espacial em crianças dos 3 aos 5 anos: a posição relativa |
Autor(es): | Nunes, Ana Isabel Maia |
Orientador(es): | Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Sentido espacial Posição no espaço Posição relativa no espaço Spatial sense Mathematical communication Position in space |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este relatório tem como objetivo explorar e conhecer melhor o pensamento espacial de crianças
entre os 3 e os 5 anos de idade. Para tal pretende responder a três questões de exploração: 1) Quais os
conhecimentos prévios das crianças quanto à posição relativa? 2) De que forma as crianças descrevem
o meio e conseguem reter essa informação? 3) Como se posiciona a criança em relação ao meio
envolvente?
Este estudo integra como participantes um grupo de 25 crianças com idades compreendidas
entre os 3 e os 5 anos, de um jardim-de-infância da cidade de Braga. Foi adotada uma metodologia de
caráter qualitativo, com contornos de investigação ação, contemplando uma intervenção de 8 sessões,
com uma discussão e uma tarefa em cada. Nestas sessões foram através propostas várias atividades
com o intuito de desenvolver o sentido espacial, nomeadamente: dentro/fora; em cima/baixo; à
frente/atrás; ao lado; esquerda/direita.
Após a realização deste projeto é possível destacar como principais resultados a melhoria da
descrição da localização de objetos e pessoas; melhoria da perceção de posição no espaço; a melhoria
das capacidades espaciais das crianças; a melhoria da comunicação matemática.
As crianças de 3 e 4 anos demonstraram dificuldades na distinção dos últimos conceitos
abordados neste projeto, a esquerda e direita, não as incluindo no seu discurso corrente após as sessões.
As crianças de 5 anos, no final das sessões conseguiam distinguir a esquerda da direita e, inclusive
quando se perguntava qual era o lado esquerdo/direito de uma pessoa que estivesse de frente para elas,
utilizando estes conceitos no seu discurso.
Por fim, o sentido espacial das crianças parece conseguir ser desenvolvido desde cedo nas
crianças de 3, 4 e 5 anos. This report aims to explore and better understand the spatial sense of children between the ages of 3 and 5, through various proposals of activity with the aim of developing this same meaning. It also aims to answer three exploration questions: 1) At what level is the children's spatial thinking prior to the experiment? 2) How do children describe the environment, and can they retain this information? 3) How does the child understand her position in relation to the environment? This study includes as participants a group of 25 children between the ages of 3 and 5 years old of a kindergarten in the city of Braga. A methodology of qualitative character, with contours of action investigation, was adopted, contemplating 8 sessions, with a discussion and a task in each. In these sessions various activities were proposed with the purpose of developing the spatial sense, such as: inside/outside; up/down; forward/backward; next to; left/right. After finishing this project, it is possible to highlight as main results the improvement on the description of the location of objects and people; improvement in the perception of position in space; improvement of the children's spatial capabilities; and improvement of mathematical communication. The children of 3 and 4 years of age showed some difficulty in distinguishing the last concepts addressed in this project, left and right, not including them in their everyday speech after the sessions. At the end of the sessions, the 5-year-old children could distinguish the left from the right, and even when they were mirrored (for example, when one wondered which side was left/right of a person facing them), using these concepts in their speech. Finally, children's spatial sense can be developed early, and there is no noticeable difference in the exploration and understanding of most concepts in children of 3, 4 and 5 years old. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58197 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Maia Nunes.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |