Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58324

TítuloA prevenção de lesões músculo-esqueléticas na aprendizagem do saxofone no ensino especializado de música
Outro(s) título(s)The prevention of musculoskeletal injuries in the learning of the saxophone in specialized music education
Autor(es)Leite, Hugo Miguel Vieira Pinto
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveProjeto de intervenção pedagógica
Lesões músculo-esqueléticas
Prevenção
Saxofone
Pedagogical intervention project
Musculoskeletal injuries
Prevention
Saxophone
Data2018
Resumo(s)O presente Relatório, elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, reflete o Projeto de Intervenção Pedagógico implementado durante o ano letivo 2017/2018 na Academia de Música de Vilar do Paraíso, nos Grupos de Recrutamento M18 (Saxofone) e M32 (Classe de Conjunto). A Intervenção Pedagógica foi implementada em nove alunos de Saxofone (M18), em regime de Ensino Integrado, bem como, no âmbito da Classe de Conjunto, no Ensemble de Saxofones (M32). Considerando a incidência e epidemiologia das lesões músculo-esqueléticas nos músicos, em geral, e nos saxofonistas, em particular, e da relacionada diminuição da capacidade performativa, o Projeto de Intervenção teve como objeto a promoção da saúde e do bem-estar dos alunos e dos músicos, contribuindo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos, através, designadamente, da implementação de exercícios de aquecimento, alongamento e relaxamento. A avaliação da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógico foi levada a cabo através da administração de um questionário, cujos resultados permitem concluir que os participantes interiorizaram a importância das lesões músculo-esqueléticas, alteraram os seus comportamentos implementando exercícios preventivos, e melhoraram o seu bem-estar e performance.
The current Report, prepared in the context of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, reflects the Pedagogical Intervention Project implemented during the 2017/2018 academic year at the Vilar do Paraíso Music Academy in Recruitment Groups M18 (Saxophone) and M32 (Ensemble Class). The Pedagogical Intervention was implemented in nine Saxophone students (M18), under Integrated Teaching regime, as well as, within the Class of Ensemble, in the Ensemble of Saxophones (M32). Considering the incidence and epidemiology of musculoskeletal injuries in musicians, in general, and in saxophonists, in particular, and related decrease in performative ability, the Intervention Project had the objective of promoting the health and well-being of the students of musicians, contributing to the prevention of musculoskeletal problems, through, in particular, the implementation of warm-up, stretching and relaxation exercises. The evaluation of the implementation of the Pedagogical Intervention Project was carried out through the administration of a questionnaire, whose results allow to conclude that the participants internalized the importance of musculoskeletal injuries, altered their behaviors by implementing preventive exercises, and improved their well-being and performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58324
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hugo Miguel Vieira Pinto Leite.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID