Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58354

TítuloPensar o lugar: a apropriação mental na conceção do espaço
Autor(es)Rocha, Eduarda Maria Barbosa de Araújo
Orientador(es)Fernandes, Eduardo
Data2018
Resumo(s)Esta dissertação apresenta os resultados de um projeto de investigação centrado na problemática da cognição espacial, assente na análise da relação ativa entre o ser humano e o espaço, procurando identificar possíveis mecanismos mentais facilitadores da apreensão do espaço e da arquitetura. Na primeira parte, procura-se fazer um enquadramento de conceitos gerais – espaço, perceção e memória - para a compreensão dos demais capítulos. De modo cronológico, é feita uma revisão da literatura considerada relevante para a elaboração de um estado da arte sintetizado sobre estes conceitos. A segunda parte consiste numa análise mais aprofundada da memória, especificamente no processo de construção pessoal e espacial do sujeito. De forma resumida, é abordado o tema da experiência enquanto catalisador da formação de conhecimento sobre o espaço, o seu papel na construção identitária do indivíduo, e, consequentemente, na produção de conhecimento, sobretudo na área da arquitetura. Na terceira parte do trabalho, procura-se compreender como a relação entre espaço, tempo e memória produzem o conceito de ‘deformação espacial’; de que forma a carga sentimental e a sensação afetam esta apropriação; e o impacto das perceções e representações de determinada realidade no processo cognitivo e criativo. De seguida, na quarta parte, disserta-se sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação e os seus efeitos na alteração e no condicionamento da perceção do lugar que, por sua vez, afetam o estudo e a conceção de arquitetura. No derradeiro capítulo apresenta-se o resultado de um estudo, que procura explicar de que modo a ocupação, carreira ou atividade afetam a cognição espacial, descodificando diferentes formas de pensar e descrever o espaço, destacando, de forma particular, as dissemelhanças entre arquitetos e outros profissionais.
This dissertation presents the results of a research project whose central axis is spatial cognition, based on the analysis of the active relation between human beings and space, trying to identify possible mental mechanisms that facilitate the apprehension of space and architecture. In the first part, the aim is to make a contextualization of general concepts – space, perception and memory – for the understanding of the following chapters. Chronologically, a review is made of the literature considered relevant for the elaboration of a synthesized state of the art on these concepts. The second part consists in a deeper analysis of memory, specifically in the process of personal and spatial construction of the subject. In brief, the topic is experience as a catalyst for the formation of knowledge about space, its role in the identity construction of the individual, and, consequently, in the production of knowledge, especially in architecture. In the third part of the paper, the purpose is to understand how the relation between space, time and memory produce the concept of ‘spatial deformation’; how the sentimental burden and sensation affect this appropriation, and the impact of the perceptions and representations of a given reality on the cognitive and creative process. Then, in the fourth part, we discourse on the use of information and communication technologies and their effects on the alteration and conditioning of perception of places that, in turn, affect the study and creation of architecture. In the last chapter, results of a study are presented, aiming to explain in which way occupation, career or activity affects spatial cognition, decoding different ways of thinking and describing space, and highlighting, in a specific way, the dissimilarities between architects and other professionals.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58354
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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