Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5836
Título: | Dificuldades de futuros professores do 1.º e 2.º ciclos em estocástica |
Autor(es): | Fernandes, José António Barros, Paula Maria Pereira de |
Data: | Set-2005 |
Citação: | CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 5, Porto, Portugal, 2005 – “V CIBEM”. [S.l. : s.n., 2005]. |
Resumo(s): | Neste artigo relatam-se erros e dificuldades sentidas por 37 alunos do 4º ano do curso de Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, de uma Escola Superior de Educação. Os dados foram recolhidos através de um questionário, incidindo em três temas: cálculo envolvendo medidas de tendência central, significado e interpretação das medidas de tendência central e acontecimentos e comparação de probabilidades. Em termos de resultados, salientam-se as elevadas percentagens de erros no cálculo e no significado e interpretação das medidas de tendência central. Nestas medidas, as dificuldades foram maiores para a mediana do que para a média, enquanto a moda se revelou muito menos difícil. No caso da comparação de probabilidades, destaca-se o recurso a raciocínios de tipo aditivo, especialmente quando conduzia à resposta correcta. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5836 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005 V CIBEM.pdf | 221,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |