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https://hdl.handle.net/1822/58367
Título: | A linha do Vale do Lima: espinha dorsal de uma nova urbanidade |
Autor(es): | Franco, Olavo Araújo |
Orientador(es): | Fontes, André Cerejeira Rosmaninho, João |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | No âmbito da área de estudo de Cidade e Território, a presente investigação tem como
intuito valorizar a Linha Férrea do Vale do Lima, um caminho de ferro planeado, parte dele
construído, mas nunca inaugurado. Para a compreensão do traçado da mesma é necessário
centrar um estudo na relação do desenho da linha sobre o território ribeirinho entre Viana do
Castelo e Ponte de Lima. O canal ferroviário já com pouca definição pontua a paisagem com
lugares sem uso, considerados espaços residuais, que devem ganhar importância e que esta
investigação pretende expor.
Através do imaginário da Linha do Vale do Lima como uma infraestrutura viária pública
ativa, propõe-se compreender estes lugares e (re)ativar um sistema de conexão de novas centralidades.
Imaginar o desenvolvimento de pequenos centros urbanos marcados pela presença
de apeadeiros ou estações e equipamentos de apoio aos habitantes.
É neste contexto, que se define uma proposta capaz de (re)pensar o território tendo a
linha do vale do lima como sua espinha dorsal e base do desenvolvimento de novas urbanidades
que visam a prioridade do peão sobre o veículo e a densidade sobre a forma dispersa das
áreas periurbanas da ribeira lima. Within the area of study of City and Territory, the following research which the case of study is Vale do Lima Railway, a designed railway, some of it constructed , but never opened to public. To understand the design of it, is necessary to focus a study in the relationship of the drawing of the railway path and the features of the Lima valley territory between the city of Viana do Castelo and the town of Ponte de Lima. Nowadays the dismantle railway marks the landscape with places without function that are considered residual places that should have an important role in the territory and this research wants to expose them. Through the imaginary of the Vale do Lima Railway has an active infrastructure for collective transportation this investigation wants to understand this places and (re)activates a system for the connection of new centralities. To imagine the development of small urban centers marked by the presence of halts or train stations and equipments for citizens support. To (re)think the territory having the Vale do Lima Railway as a backbone of the development of new urbanities that aim the priority of the pedestrian above the vehicle and the density over the dispersed form of the suburban areas of the Lima riverside. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58367 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_Olavo Araújo Franco_Volume II Relatorio.pdf | 22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |