Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58415

TítuloAtitudes dos alunos face à prática de atividade física: influência do género, ano de escolaridade e hábitos de prática desportiva
Outro(s) título(s)Attitudes of students towards physical activity: influence of gender, grade and sports pratice habits
Autor(es)Abreu, Gabriel Alberto Ferreira
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Palavras-chaveAtividade física
Género
Ano de escolaridade
Prática desportiva
Physical activity
Gender
Grade
Sports practice
Data2018
Resumo(s)O relatório de estágio consiste numa descrição de todo o processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido durante o estágio profissional. Tem como principais objetivos analisar e refletir sobre a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação da minha intervenção como professor de Educação Física, de forma a verificar se a mesma está de acordo com as normas aplicadas pelo Ministério da Educação e por sua vez adotadas pela escola. Está presente no relatório uma descrição do enquadramento pessoal bem como do enquadramento institucional, na qual é feita uma caracterização da escola e da turma sob a qual realizei o estágio. Por fim, surge o projeto de investigação realizado durante o ano letivo. O projeto de investigação consiste em determinar a influência das atitudes dos alunos para a prática de atividade física. Tem como variáveis independentes o género, o ano de escolaridade e os hábitos de prática desportiva dos alunos para que a análise seja mais objetiva. O objetivo geral centra-se em conhecer as atitudes dos alunos face à prática de atividade física e para isso foram utilizados dois tipos de questionários. Primeiramente, foi aplicado um questionário de recolha de informação de dados sociodemográficos e de prática desportiva e, em seguida, foi aplicado um questionário do autor Dosil (2002) intitulado Escala de Atitudes face à Atividade Física e Desporto. Ambos os instrumentos de recolha de dados foram aplicados a uma amostra de 102 alunos, sendo 54 do género masculino e 48 do género feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e de quatro turmas diferentes, sendo uma turma de 8º ano, uma turma de 10º ano e duas turmas de 11º ano. Os resultados obtidos indicam que existem diferenças estatisticamente significativas relativamente à influência das variáveis género e prática de desporto federado, ao contrário do que se verifica com a variável ano de escolaridade.
The internship report consists of a description of the entire teaching and learning process developed during the internship. The main objectives are to analyze and reflect on the design, planning, implementation and evaluation of my intervention as a Physical Education teacher, in order to verify if it’s in accordance with the standards applied by the Ministry of Education and in turn adopted by the school. The report contains a description of the personal framework as well as the institutional framework in which the characterization of the school and the class under which I completed the internship is present. Lastly, the research project carried out during the school year emerges. The research project consists in determining the influence of students' attitudes to the practice of physical activity. It has as independent variables the gender, the grade and the habits of sports practice of the students so that the analysis is more objective. The general objective is to know the attitudes of the students in relation to the practice of physical activity and for this, two types of questionnaires were used. Firstly, a questionnaire for the collection of socio-demographic data and sports practice was applied and then a questionnaire of the author Dosil (2002) titled Attitude Scale regarding Physical Activity and Sport was applied. Both data collection instruments were applied to a sample of 102 students, being 54 of the masculine gender and 48 of the feminine gender, between the ages of 13 and 18 years old and of four different classes, being an 8th grade class, a 10th grade class, and two 11th grade classes. The results obtained change according to the variables gender and federated sport practice, as opposed to what happens with the variable grade.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58415
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Alberto Ferreira Abreu.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID