Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58418

TítuloA atitude dos alunos face à disciplina de Educação Física: estudo dos fatores: ano de escolaridade e nível socioeconómico: relatório de estágio
Outro(s) título(s)The attitude of the students regarding the Physical Education: study of the factors: school grade and socioeconomic level
Autor(es)Amaral, Ricardo Jorge Pinto Coelho
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Palavras-chaveAtitudes
Educação física
Ano de escolaridade
Nível socioeconómico
Attitude
Physical education
School grade
Socioeconomic level
Data2018
Resumo(s)O relatório de estágio descreve a conceção, planeamento, realização e avaliação da minha jornada no Estágio Profissional de Educação Física. Para além do enquadramento do Estágio Profissional, com uma breve apresentação pessoal, institucional e caraterização da minha turma, também aborda as atividades realizadas com a comunidade educativa. Seguidamente, apresento o meu Projeto de Investigação realizado ao longo deste ano letivo. Variados estudos refletem o quão importante é ter uma atitude positiva relativamente à disciplina de educação física, podendo incrementar as aprendizagens, motivar a participação em atividades físicas e como consequência um estilo de vida mais ativo. O objetivo deste estudo é analisar as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física e observar as diferenças das atitudes dos alunos em relação ao ano de escolaridade e nível socioeconómico. Participaram neste estudo 546 alunos de uma escola de Barcelos, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, divididos pelo 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano. Os resultados evidenciaram que a atitude dos alunos face à disciplina de Educação Física é bastante favorável. Validaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o ano de escolaridade, porém o nível socioeconómico não demonstrou diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física.
The internship report describes the design, planning, realization and evaluation of my journey in the Professional Internship of Physical Education. In addition to the Professional Internship, with a personal brief, institutional presentation and characterization of my class, it also addresses the activities carried out with the educational community. Next, I present my Research Project carried out during this school year. Several studies reflect how important it is to have a positive attitude towards physical education, which can increase learning, motivate participation in physical activities and as a consequence a more active lifestyle. The objective of this study is to analyze the students 'attitudes to the discipline of physical education and observe the differences of students' attitudes regarding the school grade and socioeconomic level. A total of 546 students from a school in Barcelos, aged 10 to 17, were divided into 5º, 6º, 7º, 8º and 9º degree. The results showed that the attitude of the students towards the discipline of Physical Education is very favorable. They validated the existence of statistically significant differences between the school grade, but the socioeconomic level did not show statistically significant differences in the students' attitudes towards Physical Education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58418
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório estágio Ricardo.pdf
Acesso restrito!
2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID