Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58559

TítuloO texto dramático na mediação literária
Outro(s) título(s)The dramatic text in literary mediation
Autor(es)Cassongo, Elizabeth Maria Fernanda
Orientador(es)Dias, Maria Flor
Palavras-chaveTexto dramático
Mediação literária
Dramatic text
Literary mediation
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionado II (PES II), prevista no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo na turma G, do 4º ano de escolaridade e envolveu alunos com idades compreendida entre 10 a 12 anos, na escola EB1 São Lázaro em Braga. Este projeto tem como título: “O Texto Dramático na Mediação Literária” Tal como o próprio nome sugere, aborda a Educação Literária e a mediação da leitura, tendo como o foco o texto dramático. A observação das necessidades dos alunos naquele contexto, sobretudo a falta de uma biblio- teca escolar, a exploração de diferentes tipologias literárias previstas no programa, nomeadamente o texto dramático, bem como o desejo de satisfazer as necessidades lúdicas das crianças foram fatores que determinaram a opção por este tema intervenção e investigação. Assim, considerando que a formação de leitores competentes constitui a prioridade educativa, consciente e que esta prioridade apenas pode ser objetivada com a implementação de atividades em torno do livro, encontrei no texto dramático um instrumento por excelência para desenvolver este projeto. Tanto mais que, ao trabalhar este género literário, privilegiei simultaneamente a Expressão Dramática como uma área naturalmente ligada à formação e ao desenvolvimento dos cidadãos, enquanto leitores. Do ponto de vista metodológico o projeto situa-se no quadro das metodologias qualitativas, adotando para o efeito, a investigação-ação com objetivos pedagógicos e interventivos. Os resultados alcançados no final do projeto demonstram melhorias nas competências dos alunos face ao texto dramático e um alargamento do conhecimento das tipologias literárias, bem como um elevado grau de satisfação resultante do bom desempenho na dramatização. Esta melhoria sugere que a Educação Literária em geral e a Expressão Dramática em particular são áreas educativas que concorrem significativamente para a formação integral dos cidadãos.
This internship report was developed within the scope of the curricular unit: Supervised Teaching Practice II (PES II), included in the study plan of the Master's Degree in Pre-primary Education the 1 Cycle of Basic Education, carried out in class G, from the 4 year of schooling and involved students st th aged 10 to 12 years, at the EB1 São Lázaro school in Braga. This project is entitled “The Dramatic Text in the Mediation of Reading” and, as its name sug- gests, it deals with Literary Education and the mediation of reading, focusing on the dramatic text. The observation of students' needs in this context, especially the lack of a school library, and the exploitation of different literary types foreseen in the program, particularly the dramatic text, as well as the desire to satisfy the children's playful needs, were factors that determined the option for this topic intervention and research. Thus, considering that training of competent readers is the educational and conscious priority and taking into account that this priority can only be objectified with the implementation of activities around the book, I found in the dramatic text an instrument par excellence to develop this project. All the more so when working this literary genre, I favored simultaneously Dramatic Expression as an area natu- rally linked to the formation and development of citizens as readers. From the methodological point of view, the project is incorporated within the framework of qua- litative methodologies, adopting for this purpose, action research with pedagogical and interventional objectives. The results achieved at the end of the project demonstrate improvements in students' compe- tences compared to the dramatic text and a widening of the knowledge of the literary typologies, as well as a high degree of satisfaction resulting from the good performance in the dramatization. This improve- ment suggests that literary education in general and dramatic expression in particular are educational areas that contribute significantly to the integral training of citizens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58559
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elizabeth Maria Fernanda Cassongo.pdf
Acesso restrito!
3,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID