Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58565
Título: | Conhecer-se a si próprio para promover o desenvolvimento de relações sociais |
Autor(es): | Ferreira, Ana Sofia Freitas |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Identidade Relações sociais Aprendizagem ativa Pre-school education Identity Social relationships Active learning |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da unidade curricular Estágio, inserida
no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Assim, realizei
uma intervenção pedagógica em contexto pré-escolar, com um grupo de dezoito de crianças com
três anos de idade, durante cerca de quinze semanas. Neste sentido, é apresentado neste relatório
o projeto de intervenção subjacente à intervenção realizada, sendo que este se encontra
relacionado com o conhecimento de si próprio e, como este poderá favorecer o desenvolvimento
de relações sociais.
Este projeto de intervenção é sustentado numa abordagem de investigação-ação, sendo
esta um processo cíclico e contínuo, constituído por cinco fases – observação, planificação, ação,
reflexão e avaliação. A documentação pedagógica foi fundamental para que todo este processo
fosse desenvolvido, uma vez que os registos recolhidos serviram como base para todo este ciclo
de aprendizagem.
O projeto de intervenção surgiu a partir de uma necessidade observada e a partir desta foi
proposto às crianças um conjunto de atividades desafiadoras e diversificadas com intencionalidade
pedagógica, tendo em consideração as características das crianças, os seus interesses e as suas
curiosidades, levando a que estas desenvolvessem interações significativas entre si e entre si e os
adultos envolvidos neste processo. A partir deste projeto de intervenção pedagógica foi permitido
às crianças conhecerem as suas características pessoais e as características dos seus colegas,
através de uma aprendizagem ativa e, ainda, foram estabelecidas diversas interações positivas
que contribuíram para a existência de um clima bastante saudável dentro da sala. This internship report was created within the framework of the Internship course, which is part of the Master's Program in Pre-primary Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. Therefore, I performed a pedagogical intervention in a pre-school context, with a group of eighteen children aged three years, for about fifteen weeks. In this context, the project of intervention that underlies the intervention is presented in this report, which is related to the knowledge of itself and how it can favour the development of social relations. This intervention project is based on an action-research approach, a cyclical and continuous process, consisting of five phases - observation, planning, action, reflection and evaluation. The pedagogical documentation was fundamental for this whole process to be developed, since the records collected served as the basis for this entire learning cycle. The project of intervention emerged from an observed need and from this it was proposed to the children a set of challenging and diversified activities with pedagogical intentionality, taking into account the characteristics of the children, their interests and their curiosities, leading to these significant interactions between themselves and with each other and the adults involved in this process. From this pedagogical intervention project the children were allowed to know their personal characteristics and the characteristics of their colleagues through an active learning and also, were established several positive interactions that contributed to the existence of a very healthy climate inside the room. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58565 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Freitas Ferreira.pdf Acesso restrito! | 7,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |