Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58617
Título: | Brincando com padrões na educação pré-escolar |
Autor(es): | Afonso, Ana Margarida Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Padrões Resolução de problemas Raciocínio Comunicação |
Data: | 2018 |
Editora: | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
Revista: | Jornal das Primeiras Matemáticas |
Resumo(s): | Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58617 |
Versão da editora: | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1193 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Afonso & Mamede JPM.pdf | 463,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |