Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58617

TítuloBrincando com padrões na educação pré-escolar
Autor(es)Afonso, Ana Margarida
Mamede, Ema
Palavras-chavePadrões
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Data2018
EditoraAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
RevistaJornal das Primeiras Matemáticas
Resumo(s)Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58617
Versão da editorahttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1193
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Afonso & Mamede JPM.pdf463,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID