Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58625

TítuloCrianças do Pré-Escolar a Resolver Problemas de Estrutura Aditiva: Que estratégias?
Outro(s) título(s)Kindergarten Children Solving Additive Problems: Which Strategies?
Autor(es)Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
Palavras-chaveResolução de Problemas
Estrutura Aditiva
Estratégias de Resolução
Problem Solving
Additive Structure
Solving Strategies
Data2018
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaBolema: Boletim de Educação Matemática
CitaçãoSOUTINHO, Florbela and MAMEDE, Ema. Kindergarten Children Solving Additive Problems: Which Strategies?. Bolema [online]. 2018, vol.32, n.62, pp.887-906
Resumo(s)Os estudos desenvolvidos em diferentes contextos ressaltam a capacidade que as crianças têm de resolver corretamente problemas de adição e subtração, antes ainda destas operações lhes serem formalmente ensinadas. O estudo aqui descrito procura perceber como as crianças dos 4 aos 6 anos (N=90) entendem os problemas de estrutura aditiva. Para tal, tenta responder às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças quando resolvem problemas de estrutura aditiva? 2) Que estratégias usam para resolver os problemas de estrutura aditiva? Adotou-se uma metodologia quantitativa que analisa os desempenhos e as estratégias das crianças quando resolvem 28 problemas de estrutura aditiva, apresentados a partir de entrevistas estruturadas individuais. Os resultados sugerem que as crianças resolvem com facilidade os problemas propostos e utilizam estratégias adequadas para responderem corretamente, chegando mesmo a recorrer a estratégias abstratas como a contagem e os fatos numéricos.
Several studies report young children's ability to solve addition and subtraction problems before receiving any formal instruction. This study focuses on how 4-6-year-old children (N=90) understand additive structure problems. It addresses two questions: 1) How do children perform when solving additive structure problems? 2) What strategies do children use when solving additive structure problems? Quantitative methods were used to analyse children's performance and strategies when solving 28 additive structure problems presented to them using individual interviews. Results suggest that children easily solved the given problems using adequate strategies, some could even count and rely on numerical facts
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58625
DOI10.1590/1980-4415v32n62a07
ISSN1980-4415
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2018000300887&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soutinho & Mamede BOLEMA.pdf935,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID