Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58924

TítuloA banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
Autor(es)Cardoso, Tiago
Solé, Glória
Palavras-chaveHistórias em quadradinhos
Recurso pedagógico
Educação Histórica
Multiperspetividade
Comics
Pedagogical Resource
History Education
Multiperspectivity
Data2018
EditoraUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
RevistaAntíteses
CitaçãoCardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519.
Resumo(s)Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58924
DOI10.5433/1984-3356.2018v11n22p713
ISSN1984-3356
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cardoso&Solé.pdf617,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID