Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58924
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Tiago | por |
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T16:14:42Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04T16:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Cardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519. | por |
dc.identifier.issn | 1984-3356 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58924 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Histórias em quadradinhos | por |
dc.subject | Recurso pedagógico | por |
dc.subject | Educação Histórica | por |
dc.subject | Multiperspetividade | por |
dc.subject | Comics | por |
dc.subject | Pedagogical Resource | por |
dc.subject | History Education | por |
dc.subject | Multiperspectivity | por |
dc.title | A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 507 | por |
oaire.citationEndPage | 519 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationVolume | 22 | por |
dc.identifier.doi | 10.5433/1984-3356.2018v11n22p713 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
dc.subject.wos | Arts & Humanities | por |
sdum.journal | Antíteses | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cardoso&Solé.pdf | 617,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |