Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58924

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Tiagopor
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2019-02-04T16:14:42Z-
dc.date.available2019-02-04T16:14:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519.por
dc.identifier.issn1984-3356por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58924-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina (UEL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistórias em quadradinhospor
dc.subjectRecurso pedagógicopor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectMultiperspetividadepor
dc.subjectComicspor
dc.subjectPedagogical Resourcepor
dc.subjectHistory Educationpor
dc.subjectMultiperspectivitypor
dc.titleA banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da históriapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage507por
oaire.citationEndPage519por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.doi10.5433/1984-3356.2018v11n22p713por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journalAntítesespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cardoso&Solé.pdf617,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID