Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58975

TítuloDo currículo prescrito ao currículo em ação no PROEJA técnico: a (re)construção de um referencial curricular integrado para o IFRN
Outro(s) título(s)From prescribed curriculum to curriculum in cction in technical PROEJA: the (re)construction of an integrated curricular referential for the IFRN
Autor(es)Martins, Francy Izanny de Brito Barbosa
Orientador(es)Alonso, Maria Luísa Garcia
Palavras-chaveEducação de Jovens e Adultos – PROEJA
Integração curricular
Inovação educacional
Formação profissional
Avaliação de programas
Youth and Adult Education - PROEJA
Integration curricular
Educational innovation
Professional qualification
Evaluation of programs
Data11-Set-2018
Resumo(s)A presente tese situa-se no âmbito científico dos estudos curriculares cruzando três domínios fundamentais – a integração curricular, a educação profissional de jovens e adultos e a inovação educacional, no estudo do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tendo como locus da pesquisa o seu desenvolvimento no IFRN do Brasil. Pretende-se descrever e avaliar – para poder compreender, o modo como as diretrizes político-curriculares de âmbito nacional sobre o PROEJA se concretizam no Projeto Político-Pedagógico (PPP) desta instituição e no seu desenvolvimento nas práticas curriculares, com o fim de evidenciar os pontos críticos do seu funcionamento. A discussão dos resultados encontrados em confronto com o PPP permitiu apresentar uma (re)construção do referencial curricular integrado para o Programa, de modo a contribuir para a sua transformação e inovação. Para isso, a partir do estado da arte sobre o tema e o enquadramento histórico e político do Programa, foi elaborado um referencial teórico-metodológico para a inovação no PROEJA que pretendeu constituir-se como quadro de referencia, tanto para sustentar a metodologia no estudo empírico desenvolvido, como para idealizar a proposta de (re)construção curricular que resultou do processo de investigação. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem mista, com caraterísticas de estudo de caso de pendor descritivo e avaliativo, abrangendo sete campi do IFRN, para o qual foram utilizados como instrumentos fundamentais de recolha de dados: a análise documental, o questionário e a entrevista. Na discusão global dos resultados recorreu-se à triangulação por meio do cruzamento das análises parciais de dados provenientes das diferentes fontes e procedimentos de recolha utilizados, com o intuito de alcançar respostas para os questionamentos iniciais que guiaram o processo investigativo. A discussão dos resultados evidencia uma convergência nas quatro dimensões de análise da integração: o currículo, o processo de ensino e aprendizagem, a formação de professores e a organização e, apontando para uma inadequação, seja em nível do desenvolvimento integrado e a organização do currículo, nas suas quatro componentes (núcleos politécnicos, seminários curriculares, projetos integradores e prática profissional), ou em nível da sua concretização nas práticas pedagógicas, relativamente às características e às necessidades da população (jovens e adultos), para o que contribui tanto a falta de uma formação especifica dos professores, como o tipo de organização e gestão desta modalidade na instituição. Assim, a investigação proporcionou abrir novas perspectivas de pesquisa sobre o Programa e contribuiu também para a sua (re)construção numa perspectiva integrada, que visa atender aos sujeitos da EJA no IFRN.
The present thesis is within the scientific scope of the curricular studies across three fundamental domains – the curricular integration, the vocational education of young people and adults and educational innovation, in the study of Programme of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Youngster and Adult Education Modality (PROEJA), having as locus of the research its implementation at IFRN, Brazil. It is intended to describe and evaluate - in order to understand how the national policy-curricular guidelines on PROEJA are concretised in the Political-Pedagogical Project (PPP) of this institution (IFRN) and in its development in curricular practices, with the pupose of highlighting the critical points of its operation. The discussion of the results found confronting the PPP allowed to present a (re)construction of the integrated curricular reference for the Program, in order to contribute to its transformation and innovation. For this, from the state of the art on the theme and the historical and political framework of the Program, it was made a theoretical-methodological reference for innovation in PROEJA, which intended to constitute itself as a frame of reference both to support the methodology in the study empirical development, and to idealize the proposal of curricular (re)construction that resulted from the research process. The methodology used presents a mixed approach, with descriptive and evaluative case study characteristics, covering seven campi of the IFRN, for which they were used as fundamental instruments of data collection: document analysis, questionnaire and interview. In the overall discussion of the results, triangulation was used by cross-checking the partial analyzes of data from the different sources and collection procedures used, in order to reach answers to the initial questions that guided the investigative process. The discussion of the results shows a convergence in the four dimensions of integration analysis: the curriculum, the teaching and learning process, the teacher training and the organization, pointing to an inadequacy, either at the level of the integrated organization and development of the curriculum, in its four components (polytechnic nuclei, curricular seminars, integrative projects and professional practice) or at the level of its implementation in pedagogical practices, in relation to the characteristics and needs of the population, for which contribute both the lack of specific training of teachers as the type of organization and management of this modality in the institution. So, the herementioned research has opened up new research perspectives on the Program and has also contributed to its (re) construction in an integrated perspective, aiming to attend to the subjects of EJA at IFRN, with its specificities, in order to substantially collaborate for the academic and personal success.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58975
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francy Izanny de Brito Barbosa Martins.pdf12,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID